SANTIFICAR-SE COM O TRABALHO


Resultado de imagem para trabalho braçal

Uma escada de amor

Ponto de luz«O cristão não pode ser superficial. Plenamente mergulhado no seu trabalho diário entre os demais homens, seus iguais, atarefado, ocupado, em tensão, o cristão tem que estar ao mesmo tempo totalmente mergulhado em Deus, porque é filho de Deus» (É Cristo que passa, n. 65).

No começo do capítulo anterior, lembrávamos – com palavras de são Josemaria – que o trabalho é «meio e caminho de santidade, realidade santificável e santificadora».

Como santificar-nos a nós mesmos com o trabalho? Para entendê-lo bem, recordemos de novo que a fé nos ensina que a santidade é a plenitude do amor. A caridade (o amor) – diz são Paulo –, é o vínculo da perfeição. E afirma que ser um cristão perfeito consiste em progredir no amor  (cf. Col 3,14 e Ef 5,2).

É claro que a santificação pessoal no trabalho não é automática. Pressupõe pedir humildemente a ajuda da graça de Deus, e esforçar-nos por não perdê-lo de vista. «Vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que também está sempre ao nosso lado.
E está como um Pai amoroso – quer mais a cada um de nós do que todas as mães do mundo podem querer a seus filhos –, ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando… e perdoando»[1].

No meio do trabalho, precisamos rezar mentalmente orações muito breves que mantenham o «aquecimento do amor», como pequenos gravetos que se lançam nas brasas de uma lareira.  Basta dizer jaculatórias simples, como por exemplo: «Jesus, eu te amo!», ou «Ofereço-te esta hora de trabalho pela conversão do meu filho»…

Amor e virtudes

Esse clima espiritual, cultivado habitualmente, nos fará crescer na santidade. Como é que isso se notará? Eu lhe diria que, sobretudo, pelo amadurecimento das virtudes: mais fé, mais otimismo, mais compreensão, etc[2].

Completemos esta meditação fazendo-nos umas poucas perguntas práticas sobre as virtudes. Começaremos pelas virtudes «cardeais» (prudência, justiça, fortaleza e temperança); e, a seguir, examinaremos as  «teologais» (fé, esperança e caridade).

Exame sobre as virtudes cardeais 

  • Prudência:
– Tenho o hábito de refletir e, em muitos casos, de estudar a fundo, sem precipitação, antes de agir?
– Tenho a humildade de confrontar a minha opinião com a de outros colegas, e valorizo as sugestões recebidas?
– Quando, no trabalho, já fica definida uma solução, procuro levá-la logo à prática com decisão, sem demora?

  • Justiça:

– Sabendo que o trabalho de outras pessoas depende do meu, procuro ser diligente e pontual, para não prejudicá-los?
– Exijo dos subordinados horários abusivos de trabalho, que os impedem de atender decentemente aos deveres familiares?
– Sem uma estrita e urgente necessidade, protelo, nem que seja por uma hora, o pagamento de salários?

  • Fortaleza:

– Enfrento as dificuldades do trabalho com coragem, sem cair no desânimo nem em reclamações inúteis?
– Venço a moleza, a lentidão e o descuido nas diversas tarefas, mesmo que ninguém me cobre nada?
– Quando devo corrigir colegas ou subordinados, faço-o com clareza e delicadeza, sem cair na ira nem na prepotência?

  • Temperança:
– Venço a curiosidade desordenada na internet; evito perder o tempo com conversas inúteis ou indecentes?
– Ao terminar o trabalho, na “happy hour” ou no final de semana, abuso da bebida?
– Queixo-me com frequência do calor, do frio ou de qualquer moléstia física?

Perguntas sobre as virtudes teologais

  • :
– Procuro realizar bem o meu trabalho, com a consciência de estar assim cumprindo a vontade de Deus? Ofereço o trabalho a Deus? Rezo, pedindo a Deus que me mostre o que espera de mim naquela tarefa?
– Procuro na oração e na Eucaristia as forças necessárias para trabalhar como um bom cristão?
–Nas dificuldades e sofrimentos do trabalho, vejo Jesus que me pede, ajudá-lo a carregar a Cruz como um bom Cireneu?

  • Esperança:
– Estou convencido de que o trabalho feito de olhos postos em Deus nunca é inútil no Senhor, como dizia são Paulo [3]?
– Peço com confiança a ajuda de Deus nos trabalhos mais difíceis?
– Lembro-me de que Cristo disse: De que adianta ganhar o mundo inteiro, se acabas perdendo a tua alma[4]?

  • Caridade:
– Vejo os colegas como amigos e companheiros, não como rivais?
– Esforço-me por compreender os outros, evitando críticas negativas? Caio em mexericos?
– Evito comentários que impliquem desprezo ou ofensa de superiores e colegas?
– Rezo pelos outros e lhes faço o bem que posso no meu ambiente profissional?
[Capítulo do nosso livro Deus na vida cotidiana]
—-

[1] Caminho, n. 267
[2] Sobre esse tema, pode ser útil o nosso livro A conquista das virtudes, Ed. Cultor de Livros, São Paulo 2014.
[3] 1 Cor 15,58
[4] Mt 16,26

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo