O verdadeiro caminho para a vida

A liturgia deste domingo do tempo pascal nos recorda que jesus, ressuscitado, está presente em nosso meio como caminho, verdade e vida. A promessa de Jesus, de que vai nos preparar um lugar, vem junto com a afirmação de que na casa do Pai há muitas moradas.
Não há nenhum motivo para nos preocupar, portanto, questionando se na casa haverá um quarto desocupado para nós. Jesus nos mostra - lembremo-nos - que deus mora onde mora o amor de Deus não conhece limites.
O lugar que Jesus nos está preparando junto do Pai não será, pois, nosso próprio coração, já que somos morada do Espírito Santo?
Faz então todo o sentido o Mestre se apresentar como o caminho, a verdade e a vida. Jesus não é um mestre que ensina fórmulas. Ele se apresenta e ensina com um modo de ser e agir, acolhendo os necessitados e sendo misericordioso com os sofredores. Seu caminho é o caminho até a cruz da doação total, o caminho que chega à ressurreição e ao próprio Pai. Suas palavras e ações revelam sua fidelidade à missão que o Pai lhe confiara, e aí está a verdade, na sua fidelidade ao Pai. A vida que ele oferece pela vida do mundo nos alimenta na caminhada e traz de volta a dignidade de filhos e filhas de Deus.
Em outra palavras, Jesus ressuscitado é o verdadeiro caminho para a vida ou o caminho para a vida ou o caminho de fidelidade que leva à vida. Para chegar ao Pai, é preciso passar por Jesus, segui-lo no caminho que ele seguiu, assimilando sua vida e seu modo de ser, até que ele seja de fato o nosso caminho para a vida plena de Deus.
Ressuscitado, o Senhor continua conosco, preparando-nos um lugar. Somos morada de seu Espírito, e nos gestos concretos e decisões do dia a dia permitimos que ele transforme nosso coração. O amor que vivemos, as comunidades de fé que formamos são a antecipação da morada eterna, onde Deus será tudo em nós.


Pe. Paulo Bazaglia, ssp - Sobre o evangelho deste domingo 18/05/14


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo