A Sabedoria, esposa ideal para Salomão



Eu a quis, e a busquei desde a minha juventude, pretendi tomá-la como esposa, enamorado de sua formosura. Ela faz brilhar sua nobre origem vivendo na intimidade de Deus, pois o Senhor de tudo a amou. Ela é iniciada na ciência de Deus, ela é que decide o que faz.
Se, na vida, a riqueza é um bem apetecível, quem mais rico que a Sabedoria, que tudo opera?
E se é a inteligência quem opera, quem mais do que ela é artífice do que existe?
Ama alguém a justiça?
As virtudes são seus frutos; ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza, que são, na vida, os bens mais úteis aos homens.
E se alguém ambiciona uma rica experiência?
Ela conhece o passado e adivinha o futuro, conhece o torneio das máximas, a solução dos enigmas, prevê sinais e prodígios e o desenrolar das épocas e dos tempos.
Decidi, pois, unir nossas vidas, sabendo que me seria conselheira para o bem e alívio nas agruras e tristeza.
Por causa dela me louvarão as assembleias; e, embora jovem, me honrarão os anciãos.
Nos julgamentos há de luzir minha agudeza, excitarei a admiração dos soberanos.
Se calo, ficarão em expectativa; se falo, prestarão atenção; se me alongo no discurso, colocarão a mão sobre a boca.
Por causa dela alcançarei a imortalidade, à posteridade legarei lembrança eterna.
Governarei povos, submeterei nações, terríveis tiranos se assustarão ao ouvirem falar de mim;
com o povo me mostrarei bom e, na guerra valoroso.
Ao entrar em casa repousarei ao seu lado, seu convívio não provoca amargura, sua intimidade não causa sofrimento, mas regozija e alegra.

Bíblia de Jerusalém - Sabedoria de Salomão 8, 2-16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo