Padre alerta contra perigos da “corrente para hospedar anjos na sua casa”

TWO ANGELS


Uma corrente virtual de oração tem se popularizado na internet, mas com aspectos que revelam mais superstição do que fé

Tem circulado pelas redes sociais e pelos aplicativos de mensagens uma corrente de oração supostamente voltada a “hospedar os anjos na sua casa”. Segundo a mensagem compartilhada, a corrente deveria ser feita durante 7 dias para se receber a visita.

Os compartilhamentos dessa corrente estão sendo particularmente frequentes na Colômbia, o que levou o pe. Pedro Mercado Cepeda, presidente do Tribunal Eclesiástico de Bogotá, a lançar um alerta aos fiéis por meio da sua conta no Twitter:

“Esclarecimento. Virou moda nestes dias de quarentena realizar um estranho rito de hospedagem aos anjos. Recomendo ser prudentes com esta prática, que não é católica e poderia ter efeitos prejudiciais. Deus abençoe a todos!”

A corrente determina algumas orações a serem feitas para que os anjos visitem a casa da pessoa “na segunda-feira seguinte, depois das 10 horas da noite”. Também é prescrito o uso de velas durante 7 dias. Na suposta visita dos anjos, eles atenderiam três pedidos que a pessoa tivesse escrito num papel, o qual deveria ser queimado após os 7 dias da corrente. Por fim, a pessoa deveria escolher outros 3 conhecidos a quem “enviaria” os anjos.

O pe. Pedro observa que esse tipo de corrente envolve mais superstição do que fé, desvirtuando o papel dos anjos e podendo levar os fiéis a uma espécie de idolatria:

“Em certas correntes, especialmente na Nova Era, tende-se a desvirtuar a sadia devoção [aos anjos] para transformá-la numa forma de idolatria em que os anjos substituem o lugar central de Deus e de Jesus Cristo, atribuindo-se a eles funções e poderes que não possuem”.

Além disso, a “hospedagem de anjos” não tem base católica, em especial porque, nessa corrente, eles são entendidos como “criaturas autônomas, sem referência alguma ao Criador”. De fato, as orações indicadas não mencionam o nome de Deus.

O sacerdote colombiano prossegue:

“A nossa fé é cristológica e cristocêntrica. Nada nem ninguém pode ou deve substituir o lugar de Cristo em nossa vida espiritual. É claramente desviada uma devoção aos anjos que não nos ajude a avançar no seguimento de Jesus Cristo, como discípulos missionários do Seu Evangelho”. 

https://pt.aleteia.org/2020/08/26/padre-alerta-contra-perigos-da-corrente-para-hospedar-anjos-na-sua-casa/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo