Formação sobre Intercessão Católica 4#


Resultado de imagem para interceder

O grande Tertuliano de Cartago nos direciona a vivenciarmos momentos constantes de oração e escuta, ações que nos conduzem a um enfrentamento interior com nossos medos, permitindo assim um reconhecimento verdadeiro de todas as nossas falhas e fraquezas que nos permitirá uma real reconciliação com o Senhor. Esse processo de purificação nos conduz a uma intimidade com Deus. O elemento necessário para que o Espírito Santo se manifeste e através de nós chegue aos outros, é aceitar que não somos a verdade, mas sim, portadores Dela. 

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé” 

Pergunto: como adquirir esse sentimento que movia São Francisco, Madre Teresa e tantos outros? Como deixar a minha dor para viver a dor do outro? São Francisco dizia que “fomos enviados para curar os feridos, unir os que estão separados, mostrar a verdade aos que estão perdidos no erro”. Volto a perguntar: Como posso interceder se sou o primeiro necessitado? 

Começamos a vislumbrar a resposta a partir do momento em que nos tornarmos “um com a Trindade”. Jesus já ensinou o caminho quando disse: “Eu não vim para ser servido”, ou quando falou: “Renuncia a ti mesmo...” e “Ame o próximo como a ti mesmo”. No livro do Eclesiástico encontramos o texto que diz: Se não usa de misericórdia para com o seu semelhante, como se atreve a pedir perdão de seus próprios pecados?” 

É fácil perdoar quando nos sentimos perdoados, é fácil amar quando nos sentimos amados. Se eu identifico no irmão o pecado, o medo, a insegurança e a culpa, é porque eu as vivo e as tenho. Julgar, condenar e afastar o irmão por isso é assumir o meu receio de que ele venha a descobrir o quanto eu sou fraco e incapaz. Acontece que é urgente descobrirmos o quanto somos limitados e imperfeitos para que Deus possa começar a agir em nós e para que possamos mais rapidamente acolher o irmão. 

Ser um intercessor e construir ponte que proporcione os outros chegarem ao Céu, é missão de todos nós, mas como dizia Teresa de Calcutá: “Palavras que não trazem a luz do Cristo aumentam as trevas”. Para nos colocar a serviço de Deus e sermos fieis ao seu projeto é necessário conhecimento, temos que nos preparar da mesma forma que um soldado se prepara para guerra. Só nos doamos por inteiro quando temos a convicção de que aquele pelo qual nos entregamos, é quem verdadeiramente nos completa...

Ricardo Feitosa e Marta Lúcia 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo