Intercessão Católica Formação #7


NECESSIDADES PRIMÁRIAS DO INTERCESSOR

5. Humildade e Confiança: “Que o amor e a fidelidade não abandonem você. Amarre-os ao redor do seu pescoço e escreva-os na tábua do seu coração. Assim você alcançará favor e aceitação diante de Deus e diante dos homens. Confie em Javé com todo o seu coração, e não se fie em sua própria inteligência. Pense nele em todos os seus caminhos, e ele aplainará as suas trilhas”. (Pr 3,3-6) É necessário ter consciência que tudo acontece pela ação do “Espírito Santo”, portanto não há mérito algum por parte do intercessor. Não operamos a graça, somos apenas o canal. Não devemos buscar reconhecimento, nem tampouco nos sentirmos superiores, já que o que fazemos, e se o fazemos, é porque assim Deus permitiu. 

6. Fidelidade: “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito, combatei comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim”. (Rm 15,30) O intercessor normalmente é abordado por pessoas que confiantes pedem oração, é bom não esquecer que intercessão é ministério, e aquele que se dispõe a exercê-lo deve fazê-lo com todo o zelo que ele merece. O irmão ao nos confiar sua intimidade, entrega como um segredo de confissão, portanto não compete ao intercessor criticar, julgar e condenar; como também não é função do intercessor o aconselhamento, exceto no caso de uma solicitação explicita. Lembramos que o aconselhamento não deve ser ministrado no mesmo horário destinado à intercessão. 

7. Caridade: “Em Deus se encontram a sabedoria, o conhecimento e a ciência da lei; nele residem a caridade e as boas obras”. (Eclo 11,15) “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei”. (Rm 13,10) Para ser intercessor não basta ter vontade é preciso ter vocação. O Intercessor tem que priorizar o ministério, está sempre disponível ao irmão necessitado, nunca desdenhar, ser solícito, estar irmanado. Como falou Clarice Lispector: “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso e fui”. 

8. Missa e Adoração: “Se você quer poucas graças, visite poucas vezes Jesus no Santíssimo Sacramento. Se você quer muitas graças, visite muitas vezes o Senhor no Santíssimo Sacramento”. (D. Bosco) Diante desta frase seria desnecessário escrever mais alguma coisa, mas como é grande a dureza dos nossos corações fica o alerta: “como seria bom se o intercessor participasse da Santa Missa mais vezes na semana”...

Ricardo Feitosa e Marta Lúcia 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo