Os maiores cuidados que tens são pelas coisas do Céu ou pelas coisas da terra?


Imagem relacionada

Jesus Cristo foi posto em um sepulcro novo de pedra, onde ninguém tinha sido enterrado; e José o fechou com uma grande pedra. Considerai e imaginai como se ordenou e se deu aquela santa procissão, onde acompanhavam inumeráveis Anjos do Céu, sendo o sagrado corpo levado por São João, José, Nicodemos e pelo Centurião. Eles caminharam para um horto, onde José tinha um sepulcro, e nele depositaram aquele sagrado tesouro. E partindo dali para o Cenáculo, todos ali deixaram os seus corações. Porque onde fica o tesouro, lá fica o coração.
Notai aqui: muitas pessoas afligem-se por não saberem qual será o seu destino. Não sabem se estão em estado de graça, ou se não estão. Não sabem se irão se salvar, ou não. E por este motivo muito se afligem.
Dize-me: onde tens o vosso coração?
Onde trazes o vosso sentido? O vosso pensamento?
Para onde estais mais inclinados e afeiçoados? É para as coisas de Deus? Ou é para as coisas do mundo?
As maiores fadigas e os maiores cuidados que tens, são pelas coisas do Céu? Ou pelas coisas da terra?
Quando é que tens maior sentimento de pesar? É quando ofendes a Deus e perdes a Deus? Ou quando perdes as coisas deste mundo?
Se me disseres a verdade, tens um desengano certo. Sim, meus irmãos, quem estiver inclinado para a esquerda, mal poderá cair para a direita. Quem estiver inclinado para o mundo, mal poderá subir ao Céu. Finalmente, quem tiver um grande peso de pecados, mal poderá elevar-se ao Reino da Glória, pois só pode entrar neste Reino celeste, e unir-se ao divino, quem estiver desatado e desapegado do terreno.
Ora, isto de fato é assim! Mas, quem se conforma?
Se qualquer um de nós examinar bem seu coração, o que poderá encontrar nele? Encontrará talvez bastantes afetos terrenos, bastantes amores profanos, bastantes inclinações para o mundo, e bem pouca pureza. Há de encontrá-lo talvez cheio de amor próprio e de vaidade. Há de conhecer que tem mais amor e mais inclinação para qualquer pessoa, ou para qualquer coisa, do que para o mesmo Deus. Há de encontrar com sua própria vontade, e com o seu gênio, as suas paixões ainda vivas, e sem mortificação alguma. Finalmente, pode acontecer que não encontre no seu coração senão MUNDO!...
Portanto desenganai-vos: quem é do Céu, parece que já está no Céu. Já lá está com o pensamento, com as inclinações, com os afetos, com as saudades e com o coração! O nosso coração foi feito para Deus. Deus é o seu tesouro, e por isso já deve estar para Deus; e verdadeiro descanso não pode ter sem estar unido ao mesmo Deus. Ora, pois, se Deus é nosso, e se entregou de todo a nós, então sejamos nós também de Deus, e vivamos para Deus, sem que haja reserva em nossos corações. Porque fazendo nós assim, temos sinal de justos e predestinados, e já podemos confiar na divina misericórdia, e andar contentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo