"CUIDADO COM O ORGULHO NO PROGRESSO ESPIRITUAL"

Práticas de devoção a Nossa Senhora O Santo Rosário
De todas as práticas devocionais reservadas à Virgem Santíssima o Santo Rosário, sem sombra de dúvidas, é a mais conhecida e propagada. De tão conhecido o Santo Rosário, por diversas vezes, não é tratado como deveria chegando a ser banalizado. Por ser o Rosário um conjunto de orações e meditações e por possuir uma abordagem multi-perspectiva, precisaríamos de muito tempo para comentá-lo como deveríamos - afinal está completamente enganado quem pensa que consiste apenas em um cordão com várias continhas.
Assim como toda a vida de Maria Santíssima, bem como os Dogmas Marianos, e todas as práticas de devoção, o Santo Rosário converge para o centro de nossa fé, ou seja, Nosso Senhor Jesus Cristo. Estas práticas são como rios de água cristalina que correm para o mar - ou seja - a Jesus, nosso Salvador.
Observâncias do Rosário
(O Segredo do Rosário - São Luís Maria Grignion de Montfort)
"O Rosário é mais valioso que os salmos, pois: Assim como a realidade é mais importante que a prefiguração, e o corpo mais importante do que a sombra, da mesma forma o Rosário é mais grandioso que o Saltério de Davi que nada mais fez que prefigurá-lo."
 (São Luís de Maria G. de Montfort)
Oração vocal e mental
O Rosário consiste em duas realidades: a oração mental e a vocal, sendo a primeira caracterizada pela meditação dos mistérios de vida, morte e glória de Nosso Senhor e de Sua Mãe Santíssima, e a segunda consiste em rezar as quinze dezenas de Ave-Marias precedidas pelo Pai-Nosso. Enfim, o Rosário torna-se uma mistura bendita de oração vocal e oração mental.
Meditação dos mistérios
"O cristão que não medita sobre os mistérios do Rosário é muito ingrato a Nosso Senhor e mostra o quão pouco ele se preocupa por tudo que o Salvador Divino sofreu para salvar o Mundo."
(São Luís de Maria G. de Montfort)
Os cristãos devem ter sempre em vista a vida de Nosso Senhor e de Nossa Senhora, e tê-las como exemplo, e para nos ajudar nessa tarefa, foi que ela ordenou a São Domingos que ensinasse ao fiel a meditar nos mistérios sagrados.
“Devemos lutar, como se fosse num campo de batalha, para a aquisição de todas as virtudes que o Santo Rosário nos incita a imitar”.
(São Tomás de Aquino)
Cuidado com o orgulho no progresso espiritual
“Se, pela graça de Deus, você já alcançou um alto nível de oração, mantenha a prática de rezar o Santo Rosário. Pois nunca ninguém que reza o Rosário diariamente se tornou um herege formal ou foi enganado pelo demônio. Esta é uma declaração que eu alegremente assino com meu sangue.”
(São Luís de Maria G. de Montfort)
Como rezar o Santo Rosário
- Estar em estado de graça, ou pelo menos com esse propósito.
- Com atenção, evitar as distrações voluntárias.
- Controlar a imaginação, para não ser dominado pelas distrações involuntárias.
- Recusar as insinuações do demônio, que trabalha fortemente para que acreditemos que será inútil rezar o Rosário, pelo fato de ser orações repetitivas, colocando argumentos como: “Faça uma meditação de 30 minutos, é melhor...”; então jamais pare de rezar um Rosário, mesmo que você não tenha nenhuma devoção sensível.
Defeitos ao se rezar o Rosário
- Nunca pedir alguma graça.
- Querer chegar ao fim, o quanto antes.
“É lamentável ver como a maioria das pessoas rezam o Santo Rosário, extremamente rápido e murmurando, fazendo com que as palavras não sejam pronunciadas claramente.”
(São Luís de Maria G. de Montfort).
Por tanto, vamos rezar sem pressa, com carinho.
Importante: É necessário tomar cuidado com nossa posição corporal. Quando possível, rezar ajoelhado, mas podendo também ser rezado no trabalho ou nos afazeres do lar, porque o trabalho das mãos não é de forma alguma obstáculo à oração vocal.
Reza em grupo
- Há várias formas de rezar o Santo Rosário, mas a que o diabo mais teme, é a de rezar ou cantá-lo publicamente em dois grupos.
- Normalmente nossas mentes ficam mais atentas quando estamos em grupos.
- A oração de cada um pertence a todos, e estas se juntam em uma oração ainda maior, sendo que na mesma reunião a oração do que está mais forte sustenta a do que está fraco.
- Se você reza com mais 30 pessoas, obtêm-se os méritos de 30 rosários.
“A oração pública é muito mais poderosa que a oração individual para apaziguar a ira de Deus e obter Sua Misericórdia”.
Por: São Luís de Maria G. de Montfort

Comentários

  1. Muchas gracias. Muy interesante e importante su entada.¡ Feliz fin de semana! Dios le bendiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo