Amor que se revela

Com a festa da Epifania, celebramos o amor de um Deus que em seu Filho deseja revelar-se a todos os povos, representados pelos magos que seguem a estrela nascente.
À primeira vista,pode parecer estranho que, desejando revelar-se a todos, Deus se encarne numa criança indefesa, na cidadezinha sem importância de Belém, no meio de gente simples e humilde. Em vez de se revelar triunfalmente, com sinais espetaculares, Deus faz nascer uma estrela, a indicar o caminho até seu Filho. Uma estrela que é o presente divino ao desejo humano de encontrar a eternidade, o próprio Senhor e criador.
Em cada gesto de bondade e vida, podemos reconhecer hoje a estrela guia. E vivendo os valores ensinados pelo Mestre, oferecemos ao mundo sinais de que o Senhor continua vindo sempre até nós. Ele vem sempre, nas coisas simples da vida, e nos dá forças no trabalho diário, na alegria compartilhada, na solidadriedade que busca aliviar a dor dos que sofrem no corpo e na alma.
Os presentes dos magos nos indicam quem é o menino recém-nascido, ajudando-nos a compreender sua missão. O ouro indica que ele é o verdadeiro rei, diferente dos reis da terra, pois Jesus vem instaurar o reinado de Deus, pelo perdão e pela justiça. O incenso indica que ele é Deus e como tal deve ser adorado,em seu infinito poder de amar e dar a vida. A mirra indica a natureza humana de Jesus, Deus que se encarna, assume a condição humana, sofre até as últimas consequências e dá a vida na cruz.
E nós, onde e quando temos encontrado o Senhor? Quais presentes temos oferecido a Ele? O discípulo de Jesus não vive à espera de sinais, mas transforma sua vida em sinal para o mundo: sinal do amor de um Deus que continua caminhando conosco.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp sobre o Evangelho deste domingo 06/01/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo