Cristo, luz da humanidade

Como a água, aluz tem um significado forte na liturgia. Luz é sinal de vida, de alegria, ela dissipa as trevas da noite, é símbolo da própria presença de Cristo. O relato do evangelho de hoje tem também forte conotação batismal: o gesto de Jesus de fazer lama com saliva e colocá-la nos olhos do cego lembra a criação do homem do barro e a unção com o óleo, e o lavar-se na piscina simboliza a água com o qual se batiza. O relato não deve ser tomado "como" milagre, mas é um "sinal" - como o próprio evangelista o define - que faz um apelo à fé em Cristo e aponta para as exigências do reino de Deus.
Neste relato, temos dupla progressão: a do cego, que passa das trevas à luz, e a das autoridades, que se deixam envolver cada vez mais pelas trevas. A iluminação do cego é progressiva: para ele Jesus é um homem (v.11) , é um profeta (v.17), procede de Deus (v.33) e é Senhor (v.38).Em contrapartida ,a cegueira progressiva das autoridades ,que resistem a compreender e não querem ver: estão dividas,mostram-se cheias de certezas, recorrem ao insulto e, por fim, à expulsão. 
  O texto descreve o caminho interior que toda pessoa pode trilhar até encontrar-se com Jesus, luz do mundo, e -após ser iluminada por ele- se comprometer com seu projeto .O caminho se inicio com a cura física ; depois, aos poucos, "cego curado" vai aderindo a Jesus.
   Diz o ditado que"o pior cego é aquele que não quer ver": este, nem um milagre consegue transformar . Curar o cego foi relativamente fácil para Jesus; o mais difícil é curar as autoridades que dizem ver bem, mas continuam obstinadas na sua cegueira e hipocrisia. Difícil é mudar a visão daqueles que t~em solução para todo os problemas, que privilegiam o "código" em detrimento da vida, que detêm o monopólio da verdade, que utilizam seu saber para manipular e seu poder para desprezar sempre mais os grupos discriminados.

Pe. Nilo Luza, ssp sobre o evangelho deste domingo 30-03/14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo