Por que os cristãos sempre podem ter esperança?

 




Se quisermos suportar as provações da vida, nossa esperança precisa estar enraizada em Jesus Cristo

Os acontecimentos mundiais muitas vezes podem frustrar nosso desejo de esperança. De fato, sempre achamos que o mundo está melhorando. No entanto, algo acontece e muda radicalmente o nosso pensamento.

Nessa situação, portanto, é tentador se desesperar. Em certo sentido, esse é o problema: colocamos muita confiança em nós mesmos e pouca em Jesus Cristo. Todavia, somos todos indivíduos decaídos, capazes de fazer inúmeras escolhas erradas. É impossível, portanto, colocar toda a nossa fé na humanidade, pois, assim, ficaríamos sempre decepcionados.

Esperança nas instituições humanas

O Papa Bento XVI bordou este tema em sua encíclica Spe Salvi, em explicou que o homem sempre tentou buscar confiança nas instituições humanas, como por exemplo a política:

“A este respeito, nossa era contemporânea desenvolveu a esperança de criar um mundo perfeito que, graças ao conhecimento científico e à política de base científica, parecia ser alcançável. Assim, a esperança bíblica no Reino de Deus foi substituída pela esperança no reino dos homens, a esperança de um mundo melhor que seria o verdadeiro “Reino de Deus”. Esta parecia ser a esperança grande e realista de que o homem precisa. Foi capaz de galvanizar – por um tempo – todas as energias do homem. O grande objetivo parecia digno de total empenho.”

No entanto, como o Papa Bento XVI aponta, esse tipo de crença não é duradouro, pois não corresponde às necessidades profundas de nossa alma:

“Torna-se evidente que o homem precisa de uma esperança que vá além. Torna-se claro que só algo infinito lhe bastará, algo que sempre será mais do que ele jamais poderá alcançar … Digamos mais uma vez: precisamos das esperanças maiores e menores que nos sustentam dia após dia. Mas isso nada basta sem a grande esperança, que deve superar tudo o mais. Esta grande esperança só pode ser Deus, que abrange toda a realidade e que pode nos conceder o que nós, sozinhos, não podemos alcançar.”

Fé em Jesus

Não devemos, todavia, abandonar a humanidade, perdendo toda a confiança nas pessoas. No entanto, nossas expectativas precisam estar focadas em Jesus Cristo, que venceu a morte e nos abre as glórias do céu.

É por isso que um cristão sempre pode ter esperança no futuro. Não importa o quão sombrio o mundo fique ou a situação de uma pessoa possa ser, Deus nos convida a uma glória que não tem fim, pois “Ele destruirá a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos” (Isaías 25,8)”.

https://pt.aleteia.org/2020/11/05/por-que-os-cristaos-sempre-podem-ter-esperanca/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo