Rumo a um mundo novo

As primeiras comunidades de seguidores de Jesus, diante das dificuldades e conflitos, lembravam as palavras do Mestre: "Tudo será destruído". Bem sabiam que era pura ilusão ficar admirando construções de pedra como o templo de Jerusalém, pois aquele mundo em que viviam passaria. 
E, se acabaria, era natural quisessem saber quando. Mas a essa pergunta Jesus não responde. Nem responde a respeito dos sinais que indiquem a proximidade do fim. Usando a linguagem comum na época para se referir ao fim do mundo (linguagem apocalíptica), Jesus simplesmente fala dos desafios e conflitos que seus seguidores enfrentariam.
Desde quando não existem enganadores, prometendo uma religião fácil, de prosperidade material? Desde quando não existem guerras entre as nações, terremotos, fomes e pestes? Desde quando os seguidores de Jesus, por lutarem por um mundo novo, deixaram de ser perseguidos e mortos?
Então as palavras de Jesus nos indicam que, em vez de nos preocupar com o fim do mundo, é fundamental nos perguntar: Que mundo estamos construindo? Pois é aí que ganhamos ou desperdiçamos a vida. "É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"
Ao falar do templo de Jerusalém, Jesus falava do fim de um mundo, baseado em estruturas injustas e de poder. Um mundo que se vai á medida que construímos novas relações de justiças, solidariedade, gratuidade e serviço.
E, se este mundo acabará, é fundamental continuar acreditando que o mundo novo do reinado de Deus se tornará pleno. E continuar agindo "para que toda a humanidade se abra á esperança de um undo novo", como rezamos na Oração Eucarística VI-D.
Estamos aqui a caminho. Um caminho de fé nos passos no Mestre, que nos dá forças para construir um mundo novo. Fiéis a Jesus, vamos dando fim ao mundo de injustiça, vivendo já a construção de um mundo renovado para, em fim, ganhar de presente um mundo da plenitude de Deus.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp sobre o evangelho deste Domingo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo