Felicidade

Na solenidade de Todos os Santos são proclamadas as bem-aventuranças de Jesus, pois aqueles que chegaram à santidade são para nós inspiração e modelo de felicidade.
As pessoas, hoje como sempre, infelizmente valem pelas riquezas que têm, pelos cargos que ocupam. A felicidade é anunciada e buscada a todo custo, pela lei do menor esforço, sobretudo como prosperidade econômica. E isso acontece também em igrejas que se dizem cristãs,mesmo depois de Jesus ter proclamado o Sermão da Montanha, que vai exatamente no sentido contrário. Jesus diz que felizes são os pobres em espírito, os que sentem a pobreza na pele,os que renunciam à cobiça, os simples e pequenos, os que estão vazios de tudo e só têm a Deus como seu defensor.
Renunciando à busca da felicidade que se identifica com comodidade ou mero bem-estar, os pobres entram em outra dinâmica: a lógica do reino de Deus. Neste reino, felicidade é buscar a justiça divina, que supera em tudo o legalismo e a hipocrisia humana. A felicidade do reino é a que dura pela eternidade, mas necessariamente  começa neste mundo. Ela consiste em se desgastar pelos outros, em sofrer e chorar com outros e pelos outros, em construir juntos a paz. É a felicidade que se identifica com o perdão, porque a graça de Deus é infinita diante de nosso erros. Que se identifica com a perseverança em face das calúnias, tribulações e perseguições. Que se identifica com a solidariedade, quando um mendigo nos interpela na calçada e nos recorda que, diante de Deus, somos todos mendigos.
Na dinâmica do reino, a felicidade é algo que se conquista seguindo o exemplo do Mestre: doando a própria vida por amor, em tudo o que isso comporta de sofrimento. Olhando para todos os santos, renovamos hoje a esperança de que o amor que vivemos e doamos aqui seja aceitos por Deus.
Pois só levaremos para a eternidade o amor que tivemos deixado aqui. Que ele torne plena nossa vida e eternize nossa felicidade.

Pe. Paulo Bazaglia, sobre o Evangelho deste domingo 01/11/2015


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo