5 orações para quando você tiver medo da morte


Palavras poderosas para ter ao alcance das mãos “agora e na hora de nossa morte”

A morte pode causar medo – inclusive aos católicos – porque somos humanos. Conhecemos a perda e a dor, compreendemos o sofrimento. Nossa sociedade não suporta a contemplação de nossa morte, nem como abstração futura com base em nossa idade e nossas condições de saúde, nem como perspectiva mais ou menos iminente. E, no entanto, como nos lembra Jesus nos Evangelhos, não nos damos conta de que vivemos em um mundo onde nosso fim chegará provavelmente como um ladrão no cair da noite.
É uma benção o fato de as orações nos oferecerem palavras de consolo e preparação para aqueles momentos em que devemos enfrentar o temor da morte.
Veja 5 orações e outras sugestões para ajudar a enfrentar este medo.
1 – Dirija-se a São José
A tradição diz que José morreu pacificamente entre os braços da sua amada esposa e do filho adotivo. Há melhor pessoa para interceder por nós, para que tenhamos um fim tão abençoado?
Oração a São José para uma boa morte
São José, 
que morrestes nos braços de Jesus e Maria,
meu amável protetor,
socorrei-me em todas as necessidades
e perigos da vida,
mas principalmente na hora suprema,
vindo suavizar minhas dores,
enxugar minhas lágrimas,
fechar suavemente meus olhos,
enquanto pronunciar
os dulcíssimos nomes:
Jesus, Maria, José,
salvai a minha alma.
Amém

2 – Peça a graça de derrotar o inimigo
O medo da morte é uma das maiores fraudes do diabo. Reze para receber a graça de resistir às mentiras do inimigo durante sua vida e para se fortalecer na batalha final.
Oração a Cristo para obter a graça de vencer o inimigo
Senhor Jesus,
Infunde em mim o espírito do teu amor,
para que na hora de minha morte
eu possa ser digno de vencer o inimigo
e receber a coroa celestial.
Amém

3 – “Entre” em Cristo
Se morrermos com Cristo, seguramente ressuscitaremos com ele. Quando o medo da morde nos invadir, esta esplêndida ladainha nos lembrará do nosso refúgio.
Anima Christi (tradicional)
Alma de Cristo, santifica-me
Corpo de Cristo, salva-me
Sangue de Cristo, extasia-me
Água que vem de Cristo, lava-me
Paixão de Cristo, conforta-me
Ó bom Jesus, escuta-me
Entre tuas feridas, esconde-me
Não permitas que me separe de ti
E dos exércitos do maligno, defende-me
E na hora da Morte, chama-me
E deixa-me ir a ti
E com teus santos, louvar-te
Pelos séculos dos séculos
Amém

4 – Faça amizade com a “Irmã Morte”
São Francisco de Assis conclui seu esplêndido louvor à criação de Deus com a oração à Irmã Morte. Quando nós a reconhecermos como nossa irmã, podemos nos preparar e ficarmos prontos para quando ela chegar.
Do Cântico das Criaturas
Louvado sejas, meu Senhor, 
pela nossa irmã, a morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.

Louvai todos e bendizei o meu Senhor!
Dai-Lhe graças e servi-O
com grande humildade! 

 5 – Descanse na certeza de que tudo dará certo
A religiosa inglesa medieval, Juliana de Norwich, morreu  com uma visão verdadeira da realidade do amor eterno de Deus. Repetir esta oração baseada em seus escritos pode ser um meio de consolo diante de qualquer tipo de medo e ansiedade.
Oração para o consolo (baseada nos escritos de santa Juliana de Norwich)
Deus, tu és minha ajuda e meu consolo;
Tu me reparas e me rodeias de um amor tão terno
Que posso sentir tua presença junto a mim agora e sempre.
Amém

Outras sugestões
Além das 5 orações, sirva-se das tradicionais, como a Ave-Maria e a oração ao Anjo da Guarda. Você também pode usar as palavras que Jesus proferiu no momento de sua morte: “Em tuas mãos, Senhor, encomendo o meu espírito” (Salmo 31). Você também pode encontrar consolo no Salmo 23 (“O senhor é meu pastor”), no 46 (“Deus é meu refúgio e minha força”) e no 91 (“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”). Leia os salmos em voz alta. Geralmente, isso ajuda a encontrar novos significados.

https://pt.aleteia.org/2017/07/23/5-oracoes-para-quando-voce-tiver-medo-da-morte/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo