Pesquisa comprova: exercícios espirituais podem melhorar a saúde física

             


Cientistas descobriram que um retiro inaciano provocou "mudanças significativas" no cérebro dos participantes, o que gerou melhoras na saúde.

Um pesquisa desenvolvida por cientistas norte-americanos comprovou que os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola podem melhorar a saúde física. Os pesquisadores descobriram que um  retiro inaciano de sete dias provocou “mudanças significativas” no cérebro dos participantes, o que gerou melhoras na saúde.

O estudo foi conduzido pelos cientistas do Instituto Marcus de Saúde Interativa, da Universidade Thomas Jefferson. Eles estudaram as respostas cerebrais de 14 participantes de um retiro – todos com idades entre 24 e 76 anos. Os pesquisadores publicaram os resultados do estudo no artigo científico “Religion, Brain and Behavior” (Religião, Cérebro e Comportamento).

Para o Dr. Andrew Newberg, diretor da pesquisa, os impactos cerebrais na melhora da saúde dos participantes da pesquisa tem a ver com a serotonina e a dopamina. Essas substâncias fazem parte dos sistemas de recompensa e emocional do cérebro. “Nosso estudo mostrou mudanças significativas nos transportadores de dopamina e de serotonina logo depois do retiro de sete dias, o que poderia ajudar os participantes nas experiências espirituais que descreveram”, indicou Newberg.

Dopamina e serotonina

A dopamina é conhecida como a “química do prazer”. Ela também desempenha vários papéis importantes nas funções cerebrais, como o controle de atenção e o movimento, por exemplo. Já a serotonina é o “hormônio da felicidade” e interfere na regulação emocional e no estado de humor.

As observações posteriores ao retiro revelaram diminuições no transportador de dopamina e na ligação do transportador de serotonina, o que poderia gerar que mais neurotransmissores estivessem disponíveis para o cérebro.

Depois da Missa matinal, no retiro, as pessoas passaram a maior parte do dia em silêncio, rezando e meditando. Ao voltarem à vida normal, os participantes do estudo também responderam a uma série de perguntas. As respostas indicaram melhoras significativas na percepção da saúde física, na tensão e no cansaço.

Além disso, eles também relataram uma sensação maior de autotranscedência depois dos exercícios espirituais. Para os pesquisadores, isso se relaciona com a mudança de dopamina vinculante.

Mas por que isso aconteceu? O Dr. Newberg explica que ainda não tem a resposta. “A nossa equipe tem a curiosidade de saber a respeito de quais aspectos do retiro causaram as mudanças nos sistemas de neurotransmissores e se diferentes retiros causariam resultados diferentes. Esperemos que os estudos futuros possam responder a estas perguntas” concluiu o especialista.

Com ACI Digital 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo