Como superar seus medos com a ajuda da Bíblia?

 



Medo do fracasso, das feridas do passado, do futuro... Você experimenta diferentes formas de medo? A Bíblia pode ajudá-lo a superá-los

Omedo às vezes se torna nosso pior inimigo quando entra sorrateiramente em nossas vidas. No entanto, uma vez identificado, pode ser superado com a Palavra de Deus. Pois, São Paulo nos lembra em sua segunda Carta a Timóteo, “Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, amor e equilíbrio”. Aqui estão oito medos que podem assombrar todo ser humano e as soluções da Bíblia para enfrentá-los.

Medo de Deus

Se você tem medo de não ser suficiente aos olhos de Deus; medo de não poder entrar em um relacionamento profundo com Jesus; medo de que Deus se recuse a dar-lhe dons espirituais; medo de que Deus não fale ou ouça você; ou medo de que Deus não o perdoe, leia o Evangelho de São João:

“No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor” (1 Jo 4, 18).

Medo do homem

Se você tem medo dos pontos de vista e opiniões dos outros; medo de ser rejeitado por seus entes queridos; medo das autoridades; medo da inferioridade; medo do confronto; medo do fracasso, abra o livro do profeta Isaías:

“Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo meu, em cujo coração está a minha doutrina: não temais os insultos dos homens, não vos deixeis abater pelos seus ultrajes” (Is 51, 7).

Medo da insegurança

Se você tem medo de não entender a vontade de Deus e não responder ao seu chamado. Ou medo de se envolver; de doar dinheiro para o serviço de Deus; medo de que Deus exija muito de você; ou tem medo de orar em voz alta em um lugar público; você encontrará a resposta em Deuteronômio:

“A tua vida estará como em suspenso diante de ti. Terás pavores de noite e de dia, sem nenhuma certeza de viver. Pela manhã, dirás: ‘Oxalá que fosse a tarde!’. E à tarde, dirás: ‘Oxalá que fosse a manhã!’. Isso por causa do terror que possuirá o teu coração e do espetáculo que terão de ver os teus olhos.” (Dt 28, 66-67).

Medo de viver de acordo com o Evangelho

Você tem medo da perseguição? Medo de pagar o preço por seguir Jesus? Tem medo da ação do Espírito Santo ou das batalhas espirituais? Talvez seja o medo dos demônios assombrando você? Ou tem medo do sacramento da reconciliação ou de se preparar para receber o Senhor na Eucaristia? Tem medo de que as promessas de Deus não se cumpram? Leia Salmo 22:

“Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo” (Sl 22, 4).

Medo de fracassar

Se você tem medo de cair em seus pecados ou em suas tentações; medo de nunca se casar ou, pelo contrário, passar por uma crise conjugal e um divórcio; medo de que seus filhos não tenham sucesso; medo do fracasso profissional; medo de decepcionar seus pais ou outras pessoas; você encontrará uma resposta em Isaías:

“nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa. Vão ficar envergonhados e confusos todos aqueles que se revoltaram contra ti; serão aniquilados e destruídos aqueles que te contradizem; em vão os procurarás, não mais encontrarás aqueles que lutam contra ti; serão destruídos e reduzidos a nada aqueles que te combatem. Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: “Nada temas, eu venho em teu auxílio.” (Is 41, 10-13).

Medo dos acontecimentos

Você tem medo de conflitos ou de receber más notícias? Medo de passar por momentos difíceis ou de ter um membro da família ferido ou morto? Medo de que sua situação financeira piore e o pior aconteça? Leia o Salmo 111:

“Nada jamais há de abalá-lo: eterna será a memória do justo. Não temerá notícias funestas, porque seu coração está firme e confiante no Senhor. Inabalável é seu coração, livre de medo, até que possa ver confundidos os seus adversários.” (Sl 111, 6-8).

Medo do passado

Seu passado te assombra? Você tem medo de confessar meus pecados passados; tem vergonha do seu passado ou pensa que ele impede a obra de Deus em sua vida; teme que Deus o castigue pelo que fez anos atrás… Abra o capítulo 54 do livro de Isaías:

“Nada temas, não serás desapontada. Não te sintas perturbada, não terás do que te envergonhar, porque vais esquecer-te da vileza de tua mocidade. Já não te lembrarás do opróbrio de tua viuvez” (Is 54, 4).

Medo do futuro

Se é o seu futuro que está fazendo você suar frio (medo da solidão, do desespero, da morte, de uma doença, da morte de um ente querido, a falta de algo…), leia o livro dos Provérbios:

“e te deitares, não terás medo. Uma vez deitado, teu sono será doce. Não terás a recear nem terrores repentinos, nem a tempestade que cai sobre os ímpios, porque o Senhor é tua segurança e preservará teu pé de toda cilada.”  (Pr 3, 24-26).


https://pt.aleteia.org/cp1/2021/02/03/como-superar-seus-medos-com-a-ajuda-da-biblia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo