"Reflexão sobre o esforço exagerado e a ganância"

Filho, que tua atividade não esteja em muitas coisas: se te apressares, não estarás isento
de delito; se perseguires, não alcançarás e, se correres, não escaparás.
Há quem se esforça, apressa-se e sofre, e tanto mais fica desprovido.
Há outro, fraco, precisando de ajuda, mais carente de força e rico só em miséria:
o Senhor o observa com benevolência e o reergue de sua humilhação, levantando-lhe a
cabeça, a ponto de muitos ficarem admirados.
Bens e males, vida e morte, pobreza e riqueza, tudo vem de Deus.
A sabedoria, a ciência e o conhecimento da Lei vêm do Senhor; estão junto a ele o amor e
a conduta dos bons.
O erro e as trevas foram criados para os pecadores; os que se comprazem nas más ações,
O dom de Deus permanece com os justos e sua benevolência produzirá bons frutos para
sempre.
Há quem se enriqueça por avareza, mas esta será a sua recompensa:
quando disser: “Agora posso descansar, agora vou desfrutar, sozinho, dos meus bens”,
ele não tem consciência de que o tempo vai passar, a morte vai se aproximar, e ele
morrerá, deixando tudo para outros.
Permanece firme na tua tarefa, ocupa-te bem dela e envelhece cumprindo teus deveres.
Não admires as obras dos pecadores, mas confia em Deus e permanece em teu trabalho.
Pois é fácil, aos olhos de Deus, enriquecer o pobre, num instante.
A bênção de Deus está na recompensa imediata do justo: num instante ela faz aparecer o
seu sucesso.
 Não digas: “Do que é que eu preciso?” e ainda: “Que bens me advirão daqui?”
Não digas: “Basto-me a mim mesmo; de agora em diante, que desgraça me poderá
atingir?”
No dia feliz não te esqueças dos males, e no dia infeliz não te esqueças dos bens.
Pois é fácil para Deus, no dia da morte, retribuir a cada um segundo os seus atos.
O tempo da desventura faz esquecer a imensa riqueza, mas é no fim que as obras são
reveladas
Antes da morte não louves pessoa alguma, pois no seu fim é que se conhece a pessoa.

ECLESIÁTICO 11, 10-20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo