"SERVIR É PRIVILÉGIO

O vírus da ambição com muita frequência nos contagia. Mandar nos outros, dominar as pessoas, ser servidos e reverenciados, ditar as aspirações supremas em nossas comunidades.
É muito difícil a alguém aceitar ser o "último", ou admitir ser o "menor", ou tolerar ser o "servo de todos".
Cada um galopa, com a lança em punho, para a conquista do primeiro lugar. Lugar que deveria ser de Deus, mas é opinião corrente que ele deixou vago, por não querer competir conosco.
Não deveria ser essa, porém a lógica a vigorar no seio das comunidades cristãs. Nelas, uma só ambição deveria ser tolerada: servir a todos. Uma só preocupação deveria habitar os corações: implantar o reino de Deus.Uma só primazia deveria ser desejada: cada um ser o primeiro em amar e perdoar.
A velha lógica do poder e da dominação de si mesmo como objeto de adoração, da imposição de si mesmo comoobjeto de adoração, a nada leva e nada empresta e este mundo decadente.  Aliás, é justamente tal lógica a mãe funesta de toda desunião e discórdia, de todas as paixões e ambições, de todas as guerras e conflitos a infernizar nossa vida e prejudicar nossa caminhada.
É assim que, segundo São Tiago, acabamos sendo ludibriados pela nossa própria estultúcia e pela falta daquela "sabedoria que vem do alto". De modo que cobiçamos, mas nada possuímos. Matamos, mas nada resolvemos. Invejamos, mas não enriquecemos. Pedimos a Deus, mas nada recebemos, uma vez que pedimos com más intenções.
Seremos igreja de Cristo só quando substituirmos a lógica do primeiro lugar pela lógica do último. A lógica do domínio pela lógica do serviço. A lógica da posse pela lógica da gratuidade. A lógica do egoísmo pela lógica do amor.

Pe. Virgílio, ssp
Artigo sobre as Leituras Bíblicas do dia 23/09/2012
Sb 2, 12. 17-20   Sl 53   Tg 3, 16 - 4,3   Mc 9, 30-37

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo