"CAMPANHA DA FRATERNIDADE"

1.Cinquenta anos de Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade (CF) é u projeto de evangelização da Igreja Católica no Brasil para auxiliar as comunidades e todos os discípulos missionários na caminhada de conversão e preparação  para a celebração da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste ano de 2013 chegamos a quinquagésima edição dessa campanha, realizada em âmbito nacional pela primeira vez em 1964. Como a CF alcança o seu jubileu de ouro, é oportuno recordar que este projeto foi idealizado na cidade de Natal (RN) no ano de 1961, quando alguns padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, diante da dura realidade enfrentada pelas pessoas da região, criaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição.
No ano de 19662 o projeto foi posto em prática com a adesão de outras três dioceses do Nordeste. Do ponto de vista financeiro, deixou a desejar, mas essa experiência foi o embrião de um projeto anual dos organismos nacionais da CNBB e das dioceses no Brasil, realizado à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em nosso País. Cooperou para o lançamento nacional da CF, no dia 23 de Dezembro de 1963, o impulso do Concílio Vaticano II, em andamento da época.
Contempakndo hoje tantos frutos de conversão - nos âmbitos pessoal, comunitário e social -, rendemos graças a Deus por ter dotado a Igreja de tão eficaz instrumento para a evangelização.


Pe. Luiz Carlos Dias
Secretário-executivo da CF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo