"VIDA MÍSTICA"


Assim resumem os Papas a espiritualidade de São Tomás com este conceito claríssimo: a vida mística é o florescimento definitivo da vida da graça e dos dons do Espírito Santo ou, noutros termos, é a vida sobrenatural e completa do homem que se elevou ao estado
sobrenatural.
Segundo essa definição, logo se vê que o estado místico não é fenômeno estranho nem estrangeiro às condições normais do cristão, mas é a vida plena e intensa, que é desejável em si e para a qual chama Deus seus verdadeiros amigos.
A mística, segundo a ideia fundamental do sistema tomista, é o desenvolvimento supremo do organismo sobrenatural. Repete a miúdo o Aquinate que em nós existem duas vidas: a vida natural, cujo princípio é a alma, e a vida sobrenatural, cujo princípio é uma forma divina que nos eleva até a Deus. Não obstante seja Deus a causa da vida, não vivifica Ele por si mesmo o corpo humano, mas por meio da alma; por sua vez, Ele não vivifica a alma por meio da substância infinita, e sim por uma qualidade criada que serve de intermédio entre a alma e Deus e dá-nos a participação na vida propriamente divina.

A Mística de São Tomás de Aquino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo