Pe. Manzotti: “Nós seríamos pessoas melhores se rezássemos mais”

prayING
Shutterstock





Acabamos nos tornando pessoas desintegradas, desequilibradas, rabugentas e revoltadas. Tudo por falta de oração


Quero ressaltar a passagem do Evangelho de Lucas onde o Senhor Jesus, a pedido de seus discípulos, ensina a rezar.É a única oração que o Senhor ensinou: “Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.’ Jesus respondeu: ‘Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’. (Lc 11,1-4)

É lindo pensar, Jesus o Mestre, o grande exemplo de oração! Jesus escolheu os doze para caminhar com Ele, dito que, mais pessoas, muitos discípulos simpatizantes, admiradores e todos eles, algumas vezes, creio que com certa frequência, percebiam a ausência do Mestre, para rezar, tanto que o evangelista diz que viram Jesus em oração!

Jesus tinha palavras sábias para se esquivar das armadilhas. Jesus tinha uma sabedoria que vinha do alto para poder se posicionar, porque saber se posicionar também é sabedoria de Deus! Jesus tinha uma estrutura interior capaz de não perder a paz. Mesmo quando acuado, agoniado, essa estrutura interior permanecia inabalável.

Não podemos esquecer que Jesus era homem. Verdadeiramente homem, verdadeiramente Deus, mas como homem tinha todos os anseios, emoções, sentimentos de amor e de raiva. Se Jesus era em tudo humano menos no pecado, Ele tinha sentimentos e tinha estrutura interior.

De onde vinha tudo isso? Certamente os apóstolos viam um ato de recolhimento do Mestre e chegaram para Ele e pediram: “Senhor, conta-nos o teu segredo. Conta-nos como se mantém sereno? Ensina-nos a rezar!” Se eles pediram isso, significa que viram o resultado da oração.

Os apóstolos reconheciam que aquela integração interior e serenidade, que aquele posicionamento coerente, que aquela forma impoluta de Jesus se posicionar provinha de algo mais, e eles queriam ser tal qual Jesus. Então pedem: “Ensina-nos a rezar”.

Assim também nós deveríamos fazer, mas infelizmente, estabelecemos muitas prioridades, vivemos olhando para o relógio, tem que fazer isso, olha no relógio, tem que fazer aquilo. Mas, por que não temos o mesmo cronômetro para a oração? Acabamos nos tornando pessoas desintegradas, desequilibradas até! Pessoas rabugentas e revoltadas, por falta de oração.

E, muitas vezes, quando rezamos, cometemos um grave erro, porque nas orações vamos atropelando tudo. Queremos nos concentrar, queremos falar. A oração tem métodos, por isso se observarmos, o Pai-Nosso começa com louvação, petição e submissão. Submissão no sentido positivo da palavra.

Acreditem, nós seríamos pessoas melhores se rezássemos mais, se meditássemos mais a Palavra de Deus, se fizéssemos a vontade do Pai. Seríamos pessoas mais equilibradas, mais centradas, mais serenas, mais sábias, mais santas e mais perfeitas.

Que Deus nos dê a graça de sermos pessoas de oração! E que tenhamos a consciência de que, sem oração não chegaremos nem no fim do ano.


https://pt.aleteia.org/2020/06/30/pe-manzotti-nos-seriamos-pessoas-melhores-se-rezassemos-mais/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=weekly_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Comentários

  1. Tudo por causa da sinceridade de dizer que Alenteia sem uma po te com a vida, obra do Santo Padre Pio não tem nada aver. E não tem mesmo. FilhoscEspirituais querem ouvir falar do Padre Pio, sua obras, oracoes, das devoções de algo relativo ao Santo e que fortaleça a fé. Se o Alenteia estiver no meio. O senhor precisa fazer uma ponte, dizer o que o artigo tem a ver com o padre Pio. Como no caso da reza do terço. É assim Pe. Manzotti penso eu que funciona. Temos de os dois sermos humildes e reconhecermos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo