"Meu povo trocou a sua Glória pelo que não vale nada"

Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém: Assim disse Iahweh: Eu me lembro, em seu favor, do amor de tua juventude, do carinho do teu tempo de noivado, quando me seguias pelo deserto em uma terra não cultivada.
Israel era santo para Iahweh, as primícias de sua colheita; todos aqueles o devoraram tornavam-se culpados, a desgraça caía sobre eles. - oráculo de Iahweh.
Ouvi a palavra de iahweh, casa de Jacó e todas as tribos da casa de Israel. Assim disse Iahweh:
O que encontraram os vossos pais em mim injusto, para que se afastassem de mim e corressem atrás do vazio,
tornando-se eles mesmos vazios? Eles não perguntaram: Onde está Iahweh, que nos fez sair da terra do Egito e nos conduziu pelo deserto, por uma terra de estepes e barrancos, uma terra seca e escura, uma terra que ninguém atravessa, e na qual o homem não habita? Eu vos introduzi em uma terra de vergéis, para que saboreásseis os seus frutos e os seus bens; mas vós entrastes e profanastes a minha terra, e tornastes a minha herança abominável. Os sacerdotes não perguntaram: "Onde está Iahweh?" 
Os depositários da Lei não me conheceram, os pastores rebelaram-se contra mim,os profetas profetizaram por Baal e, assim, correram atrás do que não vale nada.
Por isso, novamente, entrarei em processo contra vós - oráculo de Iahweh -, contra os filhos de vossos filhos entrarei em processo. Passai, pois, ás ilhas de Cetim e vede, mandai inquirir em Cedar e considerai atentamente e vede se aconteceu coisa semelhante! Acaso um povo troca de deuses? - e esses não são deuses! Mas meu povo trocou a sua Glória pelo que não vale nada. Espantai-vos disso, ó céus, horrorizai-vos e abalai-vos profundamente - oráculo de Iahweh. Porque meu povo cometeu dois crimes:
Eles me abandonaram, a mim, fonte de água viva para cavar para si cisternas, cisternas furadas, que não podem conter água. Por acaso é Israel escravo, ou servo nascido em casa para que se torne uma presa?

LIVRO DE JEREMIAS 2, 1-14 Bíblia de Jerusalém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo