Um humilde e simples conselho para o ano-novo

 

Depois do turbilhão chamado 2020 poucas pessoas receberão 2021 sem alguma dose de ansiedade

Estou pronto para o ano-novo. E você?

Enquanto penso na chegada de mais um ano, fantasmas do ano passado vêm à mente. Vejo 2020 como um ano que começou com a morte do filho de um amigo por overdose de drogas. Além disso, lembro de todas as dificuldades que o mundo enfrentou durante o ano.

De fato, poucas pessoas vão se lembrar do ano de 2020 com boas lembranças. Poucas pessoas enfrentarão 2021 sem alguma medida de ansiedade. Ambas as posições são compreensíveis, talvez até inevitáveis. Mas como um discípulo de Cristo, que resistiu à tempestade de 2020, enfrentará o mistério do ano de 2021?

Como enfrentar o mistério de 2021

Bem, existem alguns erros tentadores que devemos evitar. Otimismo sem sentido e pensamento positivo combinados com um presunçoso “Não se preocupe! Tudo vai ficar bem!” provavelmente me provocariam abuso verbal e ou coisa pior. Mas eu não acho que haverá muitas pessoas ao redor do mundo organizando grandes cantos de esperança quando o ano novo chegar.

Por outro lado, existe também uma opção mais sombria, um caminho mais adequado ao meu temperamento melancólico altamente desenvolvido, a saber: “Estamos condenados! Vai piorar! O julgamento de Deus está sobre nós! Vamos orar por uma morte rápida e misericordiosa para não invejarmos os mortos!”

Entretanto, essa resposta ofuscante à escuridão (escuridão real e imaginária) bloqueia as avenidas da graça e prejudica todas as virtudes naturais. Pessoas que amam seus filhos evitarão trilhar esse caminho. O mesmo acontecerá com os pastores verdadeiros pastores.

O que, então, devemos fazer nós, discípulos de Cristo, no início de um ano novo? Lembre-se da velha piada: “Se você quiser fazer Deus rir, conte-lhe seus planos!””

Há uma pepita de sabedoria nessa afirmação, e alguns grãos de veneno também. A sabedoria está no reconhecimento de que o conhecimento, a bondade e o poder de Deus excedem infinitamente os nossos, e simplesmente não somos capazes de moldar o mundo de acordo com nossas percepções, inspirações e inclinações. À medida que fui envelhecendo, vi os destroços de muitos dos meus planos, certezas e resoluções atrás de mim. A vida me lembrou repetidamente que Ele é muito maior do que eu. Dito isso, não quero dar a impressão de que estou aconselhando a todos que desistamos e deixemos a maré cair sobre nós. Essa é uma tentação que devemos evitar.

Um conselho

Em vez disso, aconselho que façamos algo que seja ao mesmo tempo humilde e ousado: vamos cumprir nosso dever. Vamos cumprir nossas obrigações, promessas e compromissos. Aparecerei preparado quando for marcada a missa, por exemplo. Da mesma forma, ouvirei confissões quando for solicitado. Vou responder e-mails e telefonemas e pagar contas. Administrarei meu tempo, energia e recursos à luz do que Deus e o próximo têm o direito de esperar de mim. Fraco e limitado como sou, optarei, então, por conduzir-me como quem vive num mundo incerto e que tem a certeza de que no final dos seus dias terei de enfrentar Deus.

Quando estou confuso, desanimado, assustado, tentado ou angustiado, pergunto: “O que posso fazer de bom agora?” E se eu não tiver vontade de fazer isso, vou me perguntar: “O que posso fazer agora para provar a Deus que sou grato por todas as Suas misericórdias e bênçãos?”

Enfim, não sei o que 2021 reserva para mim ou para qualquer outra pessoa. Encaro o desconhecido com a certeza de que Deus é fiel e provê o que é necessário para nossa salvação. E, se Deus pedir minha opinião, direi a Ele que gostaria que 2021 fosse melhor do que 2020.


https://pt.aleteia.org/2020/12/30/um-humilde-e-simples-conselho-para-o-ano-novo/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo