Agradável a Deus

O apóstolo Pedro está explicando às suas comunidades o genuíno espírito de Evangelho nas suas aplicações concretas, referindo-se particularmente às condições e ao estado de vida de cada um.
Nesse trecho dirige-se aos escravos convertidos à fé, os quais, como todos os escravos na sociedade da época, tinham que suportar incompreensões e maus-tratos absolutamente injustos. Essas palavras são dirigidas, por extensão, a todas as pessoas que, que em todos os tempos e lugares, são vitimas de incompreensões e injustiças por parte de seus próximos, sejam seus superiores, sejam colegas.

"SE FAZEIS O BEM E SUPORTAIS O SOFRIMENTO, ISTO VOS TORNA AGRADÁVEIS A DEUS"

A essas pessoas a Apóstolo recomenda que não cedam à reação instintiva que poderia se manifestar em tais situações, mas que imitem o comportamento adotado por Jesus. Exorta-os antes a responder com amor, vendo também nessas dificuldades e incompreensões uma graça, ou seja, uma ocasião permitida por Deus para dar mostras do verdadeiro espírito cristão. Além de tudo, desse modo poderão conduzir a Cristo, por meio do amor, também aquele que não os compreende.

"SE FAZEIS O BEM E SUPORTAIS O SOFRIMENTO, ISTO VOS TORNA AGRADÁVEIS A DEUS"

Sempre existem aqueles que, partindo dessa frase ou de outras semelhantes, pretendem acusar o cristianismo de favorecer uma atitude de excessiva submissão, capaz de entorpecer as consciências, tornando-as menos ativas na luta contra as injustiças.
Mas não é isso que acontece. Se Jesus nos pede que amemos até mesmo aqueles que não nos entendem e que nos maltratam, isso não significa que deseja nos tornar insensíveis diante das injustiças. Pelo contrário! Ele quer nos mostrar como é que se constrói uma sociedade realmente justa. Isso torna-se  possível quando difundimos o espírito do verdadeiro amor, começando nós mesmos a tomar a iniciativa do amor.

"SE FAZEIS O BEM E SUPORTAIS O SOFRIMENTO, ISTO VOS TORNA AGRADÁVEIS A DEUS"

Chiara Lubich

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo