O Véu da Virgem Maria

Só é possível vê-lo duas vezes ao ano, no dia da Assunção e da Imaculada. Conta-se que São José de Copertino perguntou a Nossa Senhora se esse véu era mesmo dela, pois os frades duvidavam. Ela o respondeu dizendo que sim; E a partir de então, todas as vezes que estava diante do véu, voava.

*******

Exposto aos fiéis na Basílica de São Francisco (igreja inferior, transepto sul),
o véu da Virgem Maria

"Ano de 1319 - dizem os documentos do arquivo - a igreja de São Francisco foi enriquecida de um tesouro inestimável, isto é, do véu de Nossa Senhora, ofertado por Tommas, dos Orsini. Os escritores das coisas da pátria dizem que este príncipe romano, após a última cruzada no exterior, tomou o Paşa (título do filho mais velho ou Primogênito do Sultão) de Damasco, seu prisioneiro de guerra, o qual levava tudo de uma igreja de Jerusalém. Voltando para a Itália e molestado por uma grave enfermidade ao final de sua vida, voltou-se ao santo de Assis, do qual era com sua nobilíssima família grande devoto e, curado contra todas as esperanças dos médicos, foi a Assis e diante do altar do santo ofereceu aos frades a venerável relíquia que até os nossos dias está zelosamente guardada na Basílica, e pela qual Deus tem operado coisas maravilhosas, por isso, os assisienses são sempre solícitos em recorrer ao sacro véu de Maria em todas as necessidades públicas e todas as vezes que a cidade é ameaçada por algum infortúnio".

Conta-se que São José de Copertino, quando era prisioneiro por muitos anos naquele convento e foi célebre por seus arrebatamentos místicos, quando em êxtase, perguntou à Nossa Senhora se aquele era realmente o seu véu. Nossa Senhora respondeu: "Creia-me, filho, aquele é o meu véu, e serviu-me para envolver o Menino Jesus".

Segundo a tradição, o véu é um presente dos Reis Magos ao Senhor. O tecido é uma espécie de seda natural de cor marinha, obtida de um filamento que alguns moluscos bivalves secretam para agarrarem-se à rocha, e cujo processo foi feito na área do Mediterrâneo. T















Fonte: Storia e leggenda: il velo della Madonna, fra Eduardo. Trad. Adapt. Cleiton Robsonn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo