Chamados a ser sal e luz

A vocação cristã é ser "sal da terra" e "luz do mundo". Ser sal e luz, eis o desafio de todo discípulo de Jesus. No contexto das bem aventuranças, o cristão é chamado a ser feliz não fechado em si mesmo, mas no meio da sociedade, sendo sal e luz.
Todos sabemos a função e a importância do sal e da luz. A luz ilumina e é necessário para haver vida - sem ela não há vida sobre a face da terra; o sal tem a função de conservar os alimentos e dar-lhes sabor e gosto. No batismo recebemos a vela acesa, símbolo de Cristo ressuscitado que ilumina o fiel, e em muitos lugares ainda se usa o sal no rito batismal.
O sal e a luz se revelam no cristão quando ele produz boas ações, levando as pessoas a louvar o Pai do céu. Não podemos ser cristão pela metade, apenas de nome, mas sê-lo com as obras e a vivência. A sociedade não se contenta apenas com belas palavras, ela quer ver fatos e gestos concretos. O caminho para isso é a vivência das bem-aventuranças.
Na prática, o evangelho deste domingo nos apresenta algumas características do testemunho cristão: visibilidade - a luz deve brilhar no meio da comunidade, não ficar escondida; universalidade - Cristo inicia sua missão pelos últimos, mas busca a todos; consistência - não apenas palavras, mas ações concretas; transparências - boas obras que levem as pessoas a louvar o Pai celeste.
O cristão é, pois, chamado a proporcionar vida e otimismo à comunidade, brilhando como luz; dar sentido e sabor à vida, sendo sal em seu meio. O papa insiste que a comunidade cristã não existe para si mesma; a Igreja precisa sair de si para não tornar-se uma ONG. Disse ele: "Quero que a Igreja saia ás ruas". Propondo-se como luz e esperança diante dos problemas e desafios, ela "deseja oferecer a sua colaboração em todas as iniciativas que signifiquem um autêntico desenvolvimento do homem todo e do todo homem" (Papa Francisco). Com as autoridades e com a sociedade, é chamada a colaborar para a construção de uma sociedade justa, igualitária e solidária.

Pe. Nilo Luza sobre o evangelho deste domingo 09/02/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo