Porta da segurança e da liberdade

Jesus se apresenta como o Bom Pastor que abre a porta às sua ovelhas para que transitem livremente e a fecha para que tenha segurança. Uma porta tem duplo movimento - abre e fecha - e dupla ação: entrada e saída. Entra-se para ter segurança; sai-se para ter a liberdade.
Jesus é a porta das ovelhas; quem passar por ela tem certeza de vida plena, não será enganado nem frustado. O Mestre, ao longo se sua caminhada entre nós, sempre se preocupou com seu povo, principalmente com aqueles que tinham sua vida diminuída por um motivo ou outro.
Passar pela porta que é Jesus é assumir as mesmas atitudes de defesa da vida. Quem se diz cristão, mas não passa pela porta Jesus, é mal-intencionado e não interessado na vida do povo.
Declarando-se a porta, Jesus torna-se ponto de referência para as lideranças da Igreja e da sociedade e também para os sonhos e as buscas das pessoas. Entrar por essa porta é ir ao encontro da plenitude da vida; sair por ela é caminhar na liberdade de filhos e filhas de Deus.
Esse evangelho pode ser visto como uma releitura da saída do povo de Israel do Egito: o bom pastor conduz o povo para fora da escravidão, anda com ele, mostrando-lhe o caminho da liberdade, e acolhe-o dentro de "casa" onde há segurança e se desenvolve a vida cotidiana.
De uma forma ou de outra, sempre temos algum "poder", ainda que restrito, na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. Poderíamos nos perguntar: como estamos exercendo essa missão? Jesus se propõe como modelo para toda e qualquer liderança.
Todo líder, político ou religioso, se não assumir o jeito de Jesus, acaba se tornando arrogante, autoritário, prepotente, arbitrário, tratando mal e grosseiramente as pessoas. Ao passo que o líder que se espelha em Jesus para agir torna-se modesto, humano nas relações, e sabe discernir o que é favorável ao povo mais necessitado.


Pe. Nilo Luza, ssp sobre o evangelho deste domingo 11/05/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo