A ADORAÇÃO DOS MAGOS


Resultado de imagem para reis magos

Depois de descrever a alegria dos Magos ao verem a estrela parar no lugar onde estava o Menino, o Evangelho diz: Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram
No centro desta bela cena, aparece uma palavra que merece a nossa reflexão: a palavra “adorar”.  É uma das atitudes mais elevadas, mais sadias e mais necessárias para nós, os homens. Vamos refletir um pouco sobre ela.
Adorar significa:
─ em primeiro lugar, reconhecer Deus e dizer-lhe: Tu és o meu Deus e o meu Senhor!
─ depois, significa admirar com alegria e agradecimento a imensa grandeza, beleza e bondade de Deus.
─ em terceiro lugar, significa inclinar-se diante dEle com respeito e com obediência de filhos.
***
Adorar é, primeiro, reconhecer. Quando dizemos “Tu és o meu Deus!”, estamos reconhecendo: “Eu não sou o meu deus!” Ninguém, a não ser um louco, comete a tolice de dizer com a boca: “Eu sou Deus”, mas muitos de nós o dizemos com a vida.
Por quê? Porque nos dedicamos a adorar a nós mesmos e queremos colocar tudo aos nossos pés.
Isso acontece, por exemplo,  quando pensamos: “Primeiro procuro o que eu quero, obedeço às minhas vontades, sirvo os meus interesses, e depois vou ver se tenho tempo de pensar no que Deus quer”. Ou, então: “Quanto à minha fé e à minha conduta, eu digo o que é certo e errado; eu é que “escolho” a minha religião, e não preciso de que me falem de Deus nem da lei de Deus”.
***
Nós só podemos adorar bem a Deus quando o conhecemos bem. Não se pode adorar uma incógnita. Conforme o vamos conhecendo, Ele nos cativa e nos deslumbra com a sua bondade, beleza e verdade; sentimos cada vez mais desejos de compreendê-lo, de contemplá-lo – procurarei, Senhor, o teu rosto!, dizemos, com o Salmo –, e acabamos entendendo que “a adoração é o êxtase do amor”.
O Natal nos abre caminho para isso. Quem me vê, vê o Pai– disse Jesus. Por isso, quem quiser ver e compreender Deus deve olhar intensa e amorosamente para Cristo. Deve começar por conhecê-lo muito mais intimamente e detalhadamente.
Fazemos isso? Que lugar ocupa na nossa vida a leitura e meditação dos evangelhos? Bastaria que lhes dedicássemos um tempo diário muito breve: de cinco a dez minutos por dia.
***
Quem ama confia. Quando conhecemos Jesus, ele nos cativa e nos abandonamos ao seu amor. Desse amor nasce o desejo de agradá-lo e obedecerlhe sempre.
São poucas as pessoas que entendem que obedecer a Cristo e à sua Igreja é amá-lo. No entanto, Jesus disse-nos uma e outra vez que a obediência é o segredo do verdadeiro amor: Se me amais, guardareis os meus mandamentos… Se guardardes os meus preceitos, sereis constantes no meu amor.
E, ao falar da Igreja que Ele fundou – a minha Igreja, como a chamou –, dizia aos Apóstolos, chefes dessa Igreja: Quem a vós ouve, a mim ouve; quem a vós despreza, é a mim que despreza. Infelizmente, essa obediência poucos a compreendem bem.
Precisamos resgatá-la de preconceitos, se quisermos alcançar o amor.

Resumo do trecho de um capítulo do livro de F. Faus Contemplar o Natal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo