QUE É A CONTRIÇÃO PERFEITA?



QUE É A CONTRIÇÃO PERFEITA?
"Contrição é uma dor da alma e uma detestação dos pecados cometidos. Deve acompanhá-la o propósito, quer dizer, uma firme vontade de emendar a vida e de não mais pecar. Para que a contrição seja legítima, deve ser interna e estar na alma, isto é‚ que não seja uma mera expressão feita com os lábios e sem reflexão: isto seria apenas contrição de boca.
Não é necessário manifestar exteriormente a contrição interna por meio de suspiros, lágrimas, etc... tudo isto pode ser sinal de contrição, não é, porém, sua ESSÊNCIA.
A essência da contrição está na ALMA, na VONTADE, EM AFASTAR-SE DEVERAS DO PECADO e CONVERTER-SE PARA DEUS.
Além disto, a contrição deve ser GERAL, quer dizer, deve estender-se a todos os pecados cometidos ou, pelo menos, a todos os mortais. Deve, finalmente, ser SOBRENATURAL e não meramente natural, pois esta nada aproveita.
Segue-se que a contrição, como todo o bem, deve PROCEDER DE DEUS e DA SUA GRAÇA, e, com a Graça de Deus, desenvolver-se na alma.
Porém, não tenhas receio; basta que a peças, basta que tenhas boa vontade e te arrependas por algum motivo legítimo, sobrenatural, e Deus te dará a Graça necessária.
Se o motivo se funda na natureza ou somente na razão (por exemplo, nos danos temporais, na vergonha, doença, etc.), é muito fácil que a dor seja puramente natural e sem mérito; porém, se o motivo da contrição é alguma verdade da Fé, por exemplo: o inferno, o purgatório, o céu, Deus, etc., então a contrição é legítima, sobrenatural.
E esta contrição legítima e sobrenatural pode, por sua vez, ser de duas classes: PERFEITA e IMPERFEITA; e com isto temos chegado a nossa matéria da contrição perfeita.
Em poucas palavras, contrição perfeita é a contrição que PROCEDE DE AMOR; IMPERFEITA, a que PROCEDE DO TEMOR DE DEUS.
É contrição perfeita QUANDO PROCEDE DE AMOR PERFEITO A DEUS. Pois bem, o nosso amor a Deus é perfeito quando O amamos PORQUE ELE É EM SI INFINITAMENTE PERFEITO, formoso e bom (amor de benevolência), e porque nos mostrou de uma maneira tão admirável o Seu AMOR (amor de agradecimento).
É imperfeito o amor de Deus quando O amamos porque esperamos alguma coisa dEle. De modo que, com o amor imperfeito, pensamos, sobretudo, nos dons; com o perfeito, na bondade do doador; com o amor imperfeito, amamos mais os dons; com o perfeito, amamos mais o doador, e isto não tanto pelos seus dons, como pelo amor e bondade que nos dons se manifesta.
DO AMOR NASCE A CONTRIÇÃO. Será, pois, perfeita a contrição se nos arrependermos dos pecados POR AMOR PERFEITO de Deus, quer seja de benevolência, quer de agradecimento.
Será imperfeita se nos arrependermos dos pecados por temor de Deus, porquê pelo pecado perdemos a recompensa de Deus, o Céu, e merecemos seu castigo, o inferno ou o purgatório.
Na contrição imperfeita, fixamo-nos principalmente EM NÓS e nas desgraças que, segundo a Fé nos ensina, nos acarretou o pecado.
Na contrição perfeita, fixamo-nos, sobretudo, EM DEUS, na Sua GRANDEZA, na Sua FORMOSURA, AMOR e BONDADE, vendo quanto o pecado O ofende, e que foi o pecado que Lhe ocasionou tantos sofrimentos e dores, para nos redimir.
Na contrição perfeita, não queremos unicamente o nosso bem, senão o bem de Deus.
Com um exemplo o verás melhor. Quando São Pedro negou o Divino Salvador, saiu fora e “chorou amargamente” (Lc. 22,62).
— Por que chora São Pedro?

É, porventura, pensando na vergonha que vai ter diante dos outros apóstolos? Se assim fosse, a sua dor teria sido puramente natural e sem mérito. É porque receia que seu Divino Mestre lhe tire, como ele merece, o cargo de Apóstolo e Superior e o expulse do seu reino? Então seria boa contrição, mas somente imperfeita.
Mas, não; Pedro arrepende-se e chora, antes de tudo, porque OFENDEU a seu amado Mestre, tão bom, tão SANTO, tão digno de ser amado e por ser tão desagradecido ao seu imenso amor por ele. Tem, pois, VERDADEIRA e PERFEITA CONTRIÇÃO.
Agora dize-me: tens tu também, cristão de minha alma, algum fundamento, algum motivo, parecido com o de São Pedro, para te arrependeres dos teus pecados por amor, e por amor perfeito e agradecido?
Sim, certamente, pois os BENEFÍCIOS que Deus te tem feito são mais que os cabelos da tua cabeça, e, considerando-os, podes dizer, em cada um deles, o que dizia São João:
“Amemos a Deus já que Ele nos amou primeiro” (I Jo 4,19). E como te amou? “... amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor.” (Jer 31,3)"

A contrição perfeita - Uma chave de ouro para o céu - J. de Drieach

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo