VISITA AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Ele me esperava”: mais um testemunho arrebatador da presença de ...


"PRIMEIRA VISITA AO SS. SACRAMENTO.

S. Afonso de Liguori dá o seguinte conselho:

"Visitai frequentemente o SS. Sacramento, ao menos uma ou duas vezes por dia, e fazei nestas visitas: primeiro, atos de fé e arrependimento dos pecados, e, em seguida, pedi fervorosamente e intimamente a santa perseverança e o santo amor." Propõe estes atos:

1. Meu Jesus, dou-vos infinitas graças por vos haverdes dignado permanecer conosco no SS. Sacramento.

2. Amo-vos, ó meu sumo Bem, de todo coração e sobre todas as coisas, e porque vos amo, arrependo-me de todos os pecados, graves e veniais, com que vos tenho ofendido.

3. Meu Jesus, peço-vos que me concedais a graça da perseverança e o vosso santo amor.
Ao mesmo tempo, dirijamo-nos, também, a Maria Santíssima, suplicando-lhe sua intercessão, a fim de obtermos as duas graças já mencionadas: a perseverança e o santo amor."
Referências bibliográficas: 
Obra fragmentada. p. 241.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


"SEGUNDA VISITA AO SS. SACRAMENTO.

1. Ato de agradecimento e de oferecimento.
(de Sto. Afonso de Liguori)

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, permaneceis noite e dia neste Sacramento, cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e acolhendo a todos os que vos vêm visitar, creio nesta vossa divina presença. Adoro-vos, do abismo do meu nada, e agradeço-vos por todas as graças que me concedestes, especialmente a de poder-vos receber neste augustíssimo Sacramento e a de me terdes dado como Advogada no céu, Nossa Senhora, vossa Mãe Santíssima, e a de me terdes chamado a esta igreja.
Saúdo, pois, hoje o vosso amantíssimo Coração, e isto especialmente por três motivos. Primeiro, em ação de graças pela grande dádiva da vossa presença real. Segundo, em desagravo de todos os ultrajes que da parte dos vossos inimigos recebeis neste Sacramento. Enfim, para adorar-vos, por esta visita, em todos os lugares da terra, onde sois menos reverenciado e vos encontrais mais abandonado.
Ó meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração. Pesa-me de ter, no passado, ofendido tantas vezes a vossa bondade infinita. Prometo, com o auxílio da vossa graça, nunca mais ofender-vos no futuro. E agora, em minha miséria, me entrego e consagro totalmente a vós, renuncio a toda a vontade própria, a todos os afetos e desejos, a todas as minhas coisas, para vo-las oferecer. De hoje em diante disponde de mim e de tudo quanto possuo, como vos aprouver. Só procuro e peço o vosso santo amor, a perseverança final e o completo cumprimento da vossa santíssima vontade. Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as que foram mais devotas do SS. sacramento e de Maria Santíssima. Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.
Uno enfim, ó amado Salvador, todos os meus afetos com os do vosso amorosíssimo Coração, e assim unidos, eu os ofereço ao vosso Eterno Pai, pedindo-lhe em vosso nome que, por vosso amor, os aceite e atenda.
(5 anos de indulg. - plen. rec. mens. conf. com. or.)

2. Ato de reparação honorífica.
Com a aquele profundíssimo respeito, que a fé me inspira, ó meu Deus e meu Salvador, Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, amo-vos de todo o coração e adoro-vos, recluso como estais no Santíssimo Sacramento do altar, em reparação de todas as irreverências, profanações e sacrilégios que eu tenha podido cometer, como também, de todos os que por outros se têm feito ou se possam infelizmente fazer no futuro.
Adoro-vos, pois, ó meu Deus, não como o mereceis nem como eu vos deveria adorar, mas, ao menos, como posso e quisera podê-lo fazer. Entretanto, quero adorar-vos por todos aqueles que não vos adoram, os maus católicos, os herejes, os cismáticos, os maometanos, os judeus, e peço-vos a graça da sua conversão. Ó sim, meu Jesus, fazei que por todos sejais conhecido, adorado, amado e honrado a todo o momento, no Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Eu vos adoro em todo o momento, 
Ó vivo Pão do céu, augusto Sacramento.
(300 dias de indulg. - plen. rec. mens. cond. cost.)

O meu Jesus, ó Coração de Maria, 
Abençoai, assim suplico, minha alma.
Ó meu Jesus, santíssimo Redentor,
Meu coração vos dou, por sincero amor.

3.Comunhão espiritual
Meu jesus, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e desejo-vos ardentemente. Mas, visto que não posso agora receber-vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Abraço-vos como se, com efeito, vos tivesse em meu peito e me uno todo a vós. Ó, não permitais que me separe de vós.
(S. Af. Lig.)
(3 anos; - plen. rec. mens. cond. cost.)

4. Visita a Maria Santíssima.
Imaculada Virgem e Mãe minha, Maria, a vós recorro hoje, eu, o mais miserável dos homens, a vós, Mãe do meu Senhor, Rainha do mundo, Advogada, esperança e refúgio dos pecadores. A vós, ó grande Rainha, ofereço a minha homenagem e vos agradeço por todos os favores, de que me haveis cumulado até agora, especialmente o de me terdes livrado das penas do inferno, que tantas vezes mereci.
Eu vos amo, ó minha amabilíssima Soberana, e, pelo amor, que vos consagro, prometo servir-vos sempre e fazer tudo o que me possível, para que sejais também servida pelos outros. Em vós ponho toda a minha esperança, nas vossas mãos entrego a minha eterna salvação. Aceitai-me como vosso servo e tomai-me sob a vossa proteção, ó Mãe de misericórdia. E já que sois tão poderosa diante de Deus, livrai-me de todas as tentações ou alcançai-me, ao menos, a graça de vencê-las sempre, até o fim da minha vida.
Peço-vos um verdadeiro amor a Jesus Cristo. Por vós espero alcançar um dia uma santa morte. Ó minha Mãe, por vosso amor a Deus vos suplico que me assistais em todo o tempo, mas particularmente no último momento da minha vida.
Não me abandoneis enquanto não me virdes entre os bem-aventurados no céu, onde vos bendirei e cantarei o louvor à vossa misericórdia, por todos os séculos. Assim seja.
(3 anos de indulg., diante de uma imagem de Maria SS. - plen. rec. mens.cond. cost.)

5. Aos santos Anjos
Ó espíritos celestiais, anjos custódios dos nossos sacrários, onde está abrigado o adorável penhor do amor divino! Protegei-o contra a profanação dos ímpios, que o querem roubar, e guardai-o sempre para o nosso amor."

Referências bibliográficas: 
Obra fragmentada. p. 242-247.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


"TERCEIRA VISITA AO SS. SACRAMENTO.

Adoração e agradecimento às três Pessoas Divinas.

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.
Eu vos adoro, ó Eterno Pai, e vos rendo graças pelo amor infinito com que vos dignastes enviar o vosso Filho para me remir e dar-me como alimento da minha alma. Eu vos ofereço todos os atos de adoração e agradecimento, que vos dirigem os anjos e os santos no céu e as almas dos justos sobre a terra. Eu vos louvo, amo e agradeço com todos os louvores, todo o amor e todas as ações de graças, com que vos louva, ama e agradece este mesmo vosso Filho no Santíssimo Sacramento, e vos rogo façais que todos o conheçam, amem, honrem, lhe agradeçam e o recebam dignamente neste divino Sacramento. Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.
Eu vos adoro, ó Eterno Filho, e vos rendo graças pelo amor infinito, com que por mim vos fizestes homem, nascestes num estábulo, fostes educado numa oficina e sofrestes fome e sede, frio e calor, trabalhos e tribulações, desprezo, perseguições, açoites, espinhos e cravos, e a morte na dura cruz. Eu vos agradeço, com toda a igreja militante e triunfante, pela infinita caridade com que instituístes o Santíssimo Sacramento, a fim de servir de alimento à minha alma. Adoro-vos em todas as hóstias consagradas no mundo inteiro. Rendo-vos graças também por todos os que não  vos conhecem e não vos agradecem. Quisera poder sacrificar a minha vida, para fazer que de todos sejais conhecido, amado e honrado neste Sacramento de amor, e para impedir as irreverências e sacrilégios que continuamente se cometem. Amo-vos, ó meu Jesus e desejo amar-vos e receber-vos com o amor, a pureza e os afetos de vossa Santíssima Mãe e com o amor e a perfeição do vosso próprio puríssimo Coração. Ó amabilíssimo esposo da minha alma, operai em mim, ao vos receber no Santíssimo Sacramento, aqueles efeitos pelos quais vindes a nós, e fazei que eu antes morra do que receber-vos indignamente. Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.
Eu vos adoro, ó Espírito Santoe vos rendo graças pelo amor infinito, com que operastes o inefável mistério da encarnação, e por aquela infinita caridade com que formastes do sangue puríssimo da Virgem Maria, o santíssimo corpo de Jesus, que no augusto Sacramento é o  alimento da minha alma. Rogo-vos que ilumineis o meu espírito, e purifiqueis o meu coração e os corações de todos os homens, a fim de que conheça bem este grande benefício de amor e receba dignamente o Santíssimo Sacramento.Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

Tão divino Sacramento
Adoremos a tremer;
Ante o Novo Testamento
Há-de a Antiga Lei ceder:
Sirva a fé de suplemento
Ao que a vista não valer.
Glória ao Pai de majestade,
Seja ao Filho igual louvor,
Ao Espírito em igualdade,
Que dos dois é diva flor,
Ao Deus trino em unidade
Honra, glória, eterno Amor!
Amém.
(Cat. da Arquid. de P. Alegre, pg. 184)

V. Pão do céu lhes destes, Senhor 
(aleluia).
R. Que em si contém todo o sabor
(aleluia).

Oremos

Ó Deus, que neste admirável Sacramento nos conservastes a memória da vossa paixão, concedei-nos, vo-lo pedimos, que veneremos os sagrados mistérios do vosso corpo e sangue, de modo que sempre sintamos o fruto da vossa redenção. Vós que viveis e reinais por todos os séculos. Amém.
(5 anos de indulg. - 10 anos, diante do SSmo. - plen. res. mens. cond. cost.)


Ao Coração Eucarístico de Jesus.

Coração Eucarístico de Jesus, doce companheiro de nosso exílio, eu vos adoro.
Coração Eucarístico de Jesus, eu vos adoro.
Coração solitário, eu vos adoro.
Coração humilhado, eu vos adoro.
Coração abandonado, eu vos adoro.
Coração esquecido, eu vos adoro.
Coração desprezado, eu vos adoro.
Coração ultrajado, eu vos adoro
Coração desconhecido dos homens, eu vos adoro.
Coração que ama os nossos corações, eu vos adoro.
Coração que pede o nosso amor, eu vos adoro.
Coração paciente em nos esperar, eu vos adoro.
Coração pressuroso em nos escutar, eu vos adoro.
Coração que deseja ser rogado, eu vos adoro.
Coração, foco de novas graças, eu vos adoro.
Coração silencioso que procura falar às almas, eu vos adoro.
Coração, doce refúgio da vida silenciosa, eu vos adoro.
Coração, mestre dos segredos da união divina, eu vos adoro.
Coração daquele que dorme, mas não cessa de velar, eu vos adoro.
Coração Eucarístico de Jesus, tende compaixão de nós.
Jesus-vítima, eu vos quero consolar, 
A vós me uno;
Convosco me imolo;
Na vossa presença me humilho;
Para me lembrar de vós, quero esquecer-me de mim;
Por amor de vós, quero ser esquecido e desprezado;
Não quero ser compreendido nem amado senão por vós.
Para ouvir-vos, calar-me-ei e de mim sairei para unir-me convosco.
Fazei que assim alivie a sede ardente que tendes de minha santidade e salvação e que, purificado, eu vos consagre amor puro e verdadeiro.
Não quero cansar por mais tempo a vossa paciência. Aceitai-a, eu me entrego a vós sem reserva. Consagro-vos todas as minhas ações; a minha inteligência para que me ilumineis; o meu coração para que o dirijais; a minha vontade para que a fortaleçais; a minha alma e o meu corpo para que o nutrais; toda a minha miséria para que a socorrais.
Coração Eucarístico de Jesus, cujo sangue é a vida de minha alma, não seja eu quem viva, mas vós que vivais em mim. Amém.

Ato de consagração
ao S. Coração de Jesus (Sta Margarida).

Eu, N.N., consagro e entrego ao sacratíssimo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa, minha vida, minhas ações, minhas penas e sofrimentos, não querendo mais servir-me de nenhuma parte de meu ser senão para honrá-lo, amá-lo e glorificá-lo. É esta a minha vontade irrevogável de pertencer-lhe totalmente e fazer tudo por seu amor, renunciando, de todo o meu coração, a tudo quanto lhe poderia desagradar.Escolho-vos, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância, reparador de todas as faltas da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sede, pois, ó Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, vosso Pai, e desviai de mim os castigos de sua justa cólera. Ó Coração de amor, eu ponho toda a minha confiança em vós, pois receio tudo da minha malícia e da minha fraqueza, mas espero tudo da vossa bondade. Rogo-vos que consumais em mim tudo aquilo que vos possa desagradar ou obstar à vossa divina graça. Imprima-se tão profundamente em meu coração o vosso puro amor, que nunca mais vos esqueça nem me separe de vós. Conjuro-vos, pela vossa imensa bondade, a que inscrevais em vós o meu nome, pois quero fazer consistir toda minha felicidade e glória em viver e morrer como escravo vosso. Assim seja.
(3 anos de indulg. - plen. rec. mens. cond. cost.).

A Maria, Mãe da Confiança.
Ó Imaculada Virgem Maria, veneramo-vos sob o doce título de Mãe da Confiança. Este título, que enche o nosso  coração de suave consolação, nos faz esperar tudo de vós. Se vos foi posto tal nome, é porque ninguém recorre a vós em vão. Aceitai, pois, com bondade maternal as nossas homenagens, com que encarecidamente suplicamos para nós o vosso benigno amparo em todas as tribulações. Antes de tudo, porém, vos suplicamos a graça de permanecermos sempre unidos a vós e a Jesus, vosso Divino Filho¹). Debaixo da vossa direção, sempre seguros trilharemos o caminho reto e teremos assim a felicidade de ouvir no último dia as palavras consoladoras: "Vinde, servos fiéis, entrai no gozo do Senhor." Amém.
(500 dias).
1) Os clérigos acrescentam aqui as seguintes palavras: Dignou-se el escolher-nos, a fim de trabalharmos na sua vinha mística. E vós, que velais cuidadosa para que ela produza abundantes frutos, tomai-vos sob a vossa especial proteção, a fim de que seja abençoado o nosso trabalho."



Referências bibliográficas: 
Obra fragmentada. p. 247-255.

(Indisponibilidade de dados bibliográficos).

https://ocaminhovirtudesteologais.blogspot.com/2016/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo