"FRAGMENTOS DO PENSAMENTO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO"


Textos para auxílio do cresciemnto espiritual

Não se deve esforçar o homem por alcançar objetos que ultrapassem a razão... o que é da alçada racional ensina-se, com suficiência, nas disciplinas filosóficas; logo, parece escusada outra doutrina além das disciplinas filosóficas.

É impossível proceder ao infinito na série dos seres que se geram
sucessivamente. Deve-se admitir, por isso, que existe um ser necessário que tenha em si toda a razão de sua existência, e do qual procedam todos os outros seres. A este chamamos Deus.

Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.

Para a salvação do homem, foi preciso, por divina revelação, tornarem-se-lhe conhecidas certas verdades superiores à razão.
A doutrina sagrada não assenta conclusões a título igual sobre Deus e as criaturas, mas, sim, de Deus principalmente, e das criaturas enquanto se referem a Deus como princípio ou fim; o que não tolhe a unidade da ciência.

Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.

O mínimo conhecimento que pudermos adquirir das coisas altíssimas é mais
desejável do que o conhecimento certíssimo de coisas mínimas, conforme o
Filósofo. [Referência a Aristóteles].
Nenhuma doutrina que receba de outra os seus princípios, merece o nome de
sabedoria, cabendo ao sábio ordenar e não ser ordenado, como diz
Aristóteles... sábio se chama, em qualquer gênero, quem lhe atende à
altíssima causa.
Quem, portanto, considera a causa absoluta mais alta do universo, que é
Deus, deve ser chamado sábio por excelência. Pelo que também se define a
sabedoria conhecimento das coisas divinas, como se vê em Agostinho. Ora, o
próprio da sagrada doutrina é considerar a Deus, causa altíssima...

Há duas espécies de demonstração [para a existência de Deus]. Uma, pela
causa, pelo porquê das coisas, a qual se apóia simplesmente nas causas
primeiras. Outra, pelo efeito, que é chamada 'a posteriori', embora se baseie
no que é primeiro para nós; quando um efeito nos é mais manifesto do que a
sua causa, por ele chegamos ao conhecimento desta. Ora, podemos
demonstrar a existência da causa própria de um efeito, sempre que este nos é
mais conhecido do que aquela; porque, dependendo os efeitos da causa, a
existência deles supõe, necessariamente, a preexistência desta. Por onde, não
nos sendo evidente, a existência de Deus é demonstrável pelos efeitos que
conhecemos.

(S. TOMÁS DE AQUINO , O MAIS SÁBIO DOS SANTOS)

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