Formação sobre Intercessão Católica #1

Resultado de imagem para intercessão

Timóteo 2, 1. Antes de tudo, recomendo que façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças em favor de todos os homens, 2. pelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. 3. Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. 4. Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 8. Quero, portanto, que os homens orem em todo lugar, erguendo mãos limpas, sem ira e sem discussões. 

Já percebemos logo de inicio que é nossa missão - designada por Deus - interceder uns pelos outros. São Paulo esclarece que a nossa oração deverá ser suplicante, mas também corajosa afim de que a nossa intercessão seja dirigida a Deus com a certeza de que Ele nos ouve e usará de Sua misericórdia para aquilo que nos for favorável. O Apóstolo também deixa claro que intercedemos por todos, independente de o julgarmos merecedor ou não. O que deve prevalecer sempre é a vontade de Deus, só a Ele cabe decidir quem é justo ou injusto, é um risco muito grande o intercessor que se acha no direito de decidir quem é merecedor da graça.  

Deus infinitamente misericordioso quer a salvação de todos, por isso, nos dá a graça e confia a nós através da intercessão a participação na obra divina da salvação humana. Que o nosso gesto de interceder seja sempre guiado pelo Espírito Santo. 

Jesus se rebaixou a condição humana e através de sua Morte e Ressurreição, nos resgatou da condição de escravos e nos elevou ao patamar de filhos. Sabemos que só o amor em plenitude faz com que um Deus se submeta a uma condição mortal, e é este mesmo sentimento que deve mover o intercessor, uma afeição que nos permita se colocar na presença de Deus como advogado do irmão, mas para conseguirmos alcançar esse estágio é primordial seguirmos os passos do nosso Salvador. 

Observando a Sagrada Escritura percebemos que frequentemente Jesus se coloca em oração, e sempre de maneira radical, ou seja, prostrando-se, mesmo sendo Deus se coloca com humildade, reconhecendo que o intercessor, - pelo simples fato de interceder - não é maior nem melhor que a pessoa pela qual intercede. Aquele que se coloca como canal da graça deve sempre lembrar que a sua vocação é um dom de Deus, e como tal deverá ser zelada e alimentada através da oração e penitência. 

Algumas vezes na luta do dia a dia somos atingidos pelo cansaço, forte é a vontade de jogar tudo para o alto, e é lógico, instintivamente nos sentimos no direito de decidir que ninguém mais do que nós, merece consolo e carinho.  Mais uma vez os santos nos ensinam o quanto estamos errados; Madre Teresa em sua oração “Alguém para amar”, dizia: “Senhor, quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo, quando minha cruz parecer pesada, deixe-me compartilhar a cruz do outro, quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém e quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender”...

Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
@intercessorescatolicos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo