Lar onde Deus deve Habitar


IMG_20160118_0007

O lar é o ambiente sagrado da vida, morada, aconchego, ambiente sagrado. Lar da convivência, do acolhimento dos pais e filhos. Lar da partilha, do encontro de amigos familiares e amigos íntimos. Lar do apoio mútuo, do amor fraterno, do perdão. Lar, ambiente sagrado da oração familiar; onde Deus também habita; e derrama todas as bênçãos sobre todos, esse deve ser o nosso lar.
O lar é se assim o desejarmos um ambiente sagrado da oração familiar e, em quantos lugares é também cenáculo de oração, círculos Bíblicos, de planeamento e compromissos evangelizadores.Ambiente sagrado onde brota vida , alegria e esperanças, esperamos que volte a ser um dia o do morrer.

A bênção do lar hoje em dia é muito importante, e necessária, e faz parte da tradição católica, benzê-lo ao menos uma vez por ano. A bênção do lar é um sacramental, é bom que seja presidida por um sacerdote ou diácono. Na possibilidade de nossos ministros sagrados, a família pode convidar um leigo actuante na Igreja ou o próprio Pai de família presidir as orações com a fé e o amor conjugal. A ele caberá fazer as orações e aspergir a água benta. A água benta deve ser benta pelo sacerdote ou diácono.
A água benta é um poderoso sacramental, fonte de bens espirituais, que perdoa os pecados veniais, juntamente com as orações a ela conjugadas. A igreja recomenda encarecidamente a seus filhos o uso da água benta, especialmente quando nos ameaça algum perigo; todo os lugares católicos deveriam ter sempre a agua benta disponível. A água benta tem seu grande poder e eficácia em virtude das orações da Igreja que seu Divino Fundador sempre aceita com prontidão e complacência.
Estas orações se sobem ao céu cada vez que se toma água benta com a mão e aspergir sobre si mesmo, sobre os outros e as bênçãos de Deus descem sobre o corpo e alma.
O demónio, como disse Santa Teresa, odeia a água benta por este poder especial que tem sobre ele. Não podendo permanecer muito tempo perto das pessoa rodeadas com água benta.
A Igreja usa a água benta também para alivio das benditas almas do purgatório. Uma só gota lhes proporcionam grande alivio, podendo em alguns casos abrir-lhes as portas do céu, aquelas que estão para ir para a vida eterna.
A água benta por que é um sacramental da Igreja, perdoa os pecados veniais. Guardando pura a nossa alma, fazendo devotadamente o sinal da cruz, e dizendo a oração recomendada pela igreja: ”Oh Senhor faz que esta água benta nos dê saúde e vida!”

Bênção da Casa:
D. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
T. Amén.
D. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
D. A paz esteja nesta casa.
T. E com todos os seus moradores.
D. Oremos.
A vós, Deus, Pai todo-poderoso, rogamos por esta casa, por todos os seus moradores e seus pertences, para que vos digneis abençoá-la, santificá-la e aumentá-la de todos os bens. Dai-lhes, Senhor, a abundância oriunda das chuvas do céu e os alimentos produzidos pela força da terra e levai a efeito, em vossa misericórdia, os seus desejos e votos. Dignai-vos abençoar e santificar esta casa, assim como abençoastes e santificastes a casa de Abraão, de Isaac e de Jacó, e entre as suas paredes habitem os anjos da vossa luz, para guardar esta casa e os seus moradores. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
(aspersão da casa com água benta enquanto reza-se Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai)
D. Fiquemos em Paz e que o Senhor nos acompanhe.
T. Graças a Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo