A força da palavra

Semeador da semente do reino, Jesus quer fazer do nosso coração terreno fértil para a mensagem de vida e liberdade por ele anunciada. Dispostos a gerar continuamente em nosso ser os frutos do Espírito Santo, acolhamos com alegria e generosidade a boa semente que o Senhor nos concede.

A palavra que Deus pronuncia, ao longo de toda a Bíblia, tem poder em si mesma. Deus fala e acontece. Sua fala e seu agir se confundem, pois ao final são a mesma coisa.
A parábola do semeador mostra o poder da palavra de Deus, simbolizada pela semente que tem em sí o poder de se transformar, brotar, crescer e frutificar.
Na história contada por Jesus, a questão está nos terrenos que recebem a semente. O semeador semeia em todo o tipo de terreno. Nosso Deus é um Deus que se comunica e se revela, sem excluir ninguém. Sua ação e sua Palavra,d e fato, dirigem-se a todos.
Se todos temos a missão de semear a Palavra em todos os campos, a parábola de Jesus nos faz refletir sobre nossa atitudes. Estamos realmente acolhendo de coração a Palavra, atentos à voz de Deus que nos vem também dos acontecimentos, por meio dos quais o Senhor nos fala?
Terreno bom é aquele que faz a semente frutificar. É a pessoa que ouve a Palavra e a compreende.
Compreender a Palavra, no entanto, não significa simplesmente entendê-la intelectualmente ou então decorar alguns versículos bíblicos. Palavra viva e eficaz como a de Deus só se pode assimilar com a vivência. Pois, se a ação e a palavra de Deus são uma só coisa, a Palavra que ouvimos só é compreendida à medida que se torna ação em nossa vida.
Para produzir frutos, portanto, a palavra de Deus precisa encontrar o bom terreno se quem está comprometido com o projeto divino de liberdade e vida; o bom terreno de pessoas animadas pela esperança que não desistem na primeira dificuldade; o bom terrenos daqueles que alimentam em si o ideal de fazer frutificar para o mundo frutos de justiça e paz.
Sobretudo para nós, que ouvimos a Palavra, é sempre tempo de arar o campo, a fim de fazer de nossa vida um terreno especial que dê frutos para o mundo. O bem terreno será sempre o coração de quem aprende com o Mestre e traduz sua Palavra de vida em ações concretas de vida.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp sobre o evangelho deste domingo 13/07/2014



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo