Aprender dos pequenos

O evangelho deste domingo revela um Deus humilde e misericordioso, que socorre os pequenos e empobrecidos. Depois de elevar ao Pai uma oração confiante porque os pequeninos acolhem os valores do reino, Jesus nos faz três importantes apelos.
"Vinde a mim vós que estais cansados e fatigados." O apelo é dirigido aos que são oprimidos pelos "sábios e inteligentes" É um apelo a todos os que sentem o peso de uma religião moralista e permeada de normas proibitivas, a qual os impede de chegar ao cerne da mensagem de Jesus.
A religião dele é a religião da alegria. "Vinde a mim" é convite a uma vida nova que inclui a alegria da convivência, da solidadriedade com os outros, da experiência do amor gratuito do Pai que quer o bem e a felicidade de todos os seus filhos e filhas e os leva a encontrar sua presença salvífica.
"Tomai sobre vós o meu jugo, que é suave e leve." Carregar o jugo - expressão apreciada pelos rabinos - refere-se ao jugo das normas a serem assumidas pelos intrigantes do grupo religioso e ao fardo pesado imposto pelo poder político opressor.
A lei, que deve ser fonte de vida, acaba se tornando, nas mãos das "elites", fardo insuportável. O jugo de Jesus é suave e não pesado porque ele propõe novo caminho de vida, liberta de todo o tipo de opressão, de pesos inúteis. Ele não bloqueia nem tortura a consciência dos pobres; ao contrário, a alivia e a liberta.
"Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração." É o apelo constante que Jesus nos dirige ainda hoje.
Sempre é possível e oportuno aprender dele o jeito de encarar a vida e a religião. Em Jesus, encontramos a esperança de libertação, o alívio e o descanso. Ele nunca quis complicar a vida de ninguém; ao contrário, torna-a simples, leve e despojada, não a oprime nem a estorva.
"Aprendei de mim" é um alerta para não seguir "sábios e entendidos" que se fazem senhores da consciência do povo, a fim de manipulá-lo, e apresentam um Deus descomprometido com os pobres.

Pe. Nilo Luza, ssp sobre o evangelho deste domingo 06/07/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo