Novena do Perdão – Quarto Dia



Para vencer a ira


Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá


Isso mesmo que disseste, dize-o em outro tom, sem ira, e ganhará força o teu raciocínio, e sobretudo não ofenderás Deus (Caminho, n. 9).


Não repreendas quando sentes a indignação pela falta cometida. – Espera pelo dia seguinte, ou mais tempo ainda. – E depois, tranquilo e com a intenção purificada, não deixes de repreender.- Conseguirás mais com uma palavra afetuosa do que com três horas de briga. – Modera o teu gênio(Caminho, n. 10).


Cala-te sempre que sintas dentro de ti o referver da indignação. – Ainda que estejas justissimamente irado. – Porque, apesar da tua discrição, nesses instantes sempre dizes mais do que quererias dizer(Caminho, n. 656).


Pedido


Penso, Jesus, em ti e nas tuas palavras: «Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração» (Mt 11,29). E depois penso em mim: nas minhas irritações, nas minhas reações violentas, na minha brusquidão, na ira que ferve por dentro, achando que é lógico tratar duramente os outros porque “eu tenho razão”. E, mesmo assim, julgo-me cristão!


Cristão mesmo era São Paulo, que pedia: «Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós» (Ef 4,31). Cristão era São Josemaria, que respondia às calúnias com a atitude constante de «calar, trabalhar, perdoar, sorrir». Só saía em defesa da justiça quando a injúria feria coisas de Deus ou terceiras pessoas inocentes.


Coração manso e humilde de Jesus, por intercessão de São Josemaria, faz o meu coração semelhante ao teu.


Rezar a oração a São Josemaria


Ó Deus, que por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor. Concedei-me por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço. Assim seja.


Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo