Novena do Perdão - Segundo Dia

Para compreender e desculpar


Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá

Não admitas um mau pensamento acerca de ninguém, mesmo que as palavras ou obras do interessado dêem motivo para assim julgares razoavelmente (Caminho, n. 442).
Mais do que em “dar”, a caridade está em “compreender”. – Por isso, procura uma desculpa para o próximo – sempre as há -, se tens o dever de julgar (Caminho, n. 463).
Coloca-te sempre nas circunstâncias do próximo: assim verás os problemas ou as questões serenamente, não te aborrecerás, compreenderás, desculparás, corrigirás quando e como for necessário, e encherás o mundo de caridade (Forja, n. 958).

Pedido
Jesus, Tu vês quanto me custa compreender os outros, vê-los com bons olhos e desculpar as suas falhas, grandes ou pequenas, quando me atingem e me ferem.
Quero pedir-te a graça de cumprir o que Tu nos mandaste: «Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados» (Lc 6,37).
Tu sabes, Senhor, que com frequência focalizo, antes de tudo, o lado negativo das pessoas, aquilo que me incomoda, o que acho absurdo e insuportável, o que me magoa. E, assim, adquiro o vício de pensar mal e de falar mal dos outros.
Senhor, tem misericórdia de mim, que sou tão pouco misericordioso. Ainda que não o mereça, rogo-te que me concedas, por intercessão de São Josemaria, um coração capaz de compreender, de desculpar e de perdoar.
Rezar a oração a São Josemaria
Ó Deus, que por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor. Concedei-me por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço. Assim seja.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo