domingo, 13 de janeiro de 2013

"SOMOS FILHOS AMADOS DO PAI"

Com batismo do Senhor, passamos do tempo do Natal ao tempo litúrgico comum. Tempo que vai nos revelar a missão de Jesus e o chamado feito a cada um de nós no dia do nosso batismo: sermos anunciadores da boa-nova do reino. 

Enquanto João Batista prega a conversão dos pecados, Jesus vem e entra no rio Jordão, como todo o povo, para ser batizado. Mesmo sem precisar da remissão dos pecados, Jesus busca o batismo e se solidariza com o povo, une-se com quem deve ser salvo. Ao mesmo tempo, é revelado como Filho amado do Pai celeste e recebe o Espírito que o investe da missão de profeta, sacerdote e rei. 

Ao celebrar a festa de hoje,  somos levados a refletir também sobre o nosso batismo. A exemplo de Jesus, ao sermos ungidos com o óleo batismal, desce sobre cada um o Espírito e somos proclamados filhos e filhas amados do Pai. Isso constitui grande alegria e nos leva a reconhecer no batismo, mais do que um peso sobre as costas, um dom, predileção de Deus, vocação a fé comprometida com o projeto de Jesus. 

Recebendo o Espírito no batismo, fomos habilitados para a missão. Unidos a Jesus e a exemplo Dele, tornamo-nos sacerdotes (servidores do culto), profetas (servidores da palavra) e reis (servidores do povo de Deus). Batizados em nome da Santíssima Trindade, entramos a fazer parte da comunidade, a grande Família de Deus. É aí que alimentamos nossa fé e fortalecemos nosso compromisso com Jesus e com os irmãos. 

Nosso principal compromisso é seguir o caminho de Jesus, procurando viver uma vida nova, passando da solidariedade no pecado à solidadriedade no amor e assumindo o projeto de uma vida livre da injustiça e da corrupção. Jesus passou a vida fazendo o bem; somos convidados a imitá-lo.


Comentário do Pe. Nilo Luza, ssp sobre o Evangelho deste domingo dia 13/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG É DEDICADO À:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...