Regras de Vida Cristã - Santo Afonso de Ligório



Modo prático de fazer oração mental
Como preparação, diga:

I. Meu Deus, creio que estais aqui
presente. Eu vos adoro com todo o meu ser.
II. Senhor, mereceria estar agora no
inferno; arrependo-me de vos ter
ofendido; perdoai-me.
III. Pai Eterno, por amor de Jesus e de
Maria, iluminai-me.
Depois, recomende-se a Maria Santíssima
com uma Ave-Maria, recomende-se a São
José, ao Anjo da Guarda, ao Santo Padroeiro.
Agora leia a Meditação; vá
interrompendo a leitura sempre que
encontrar uma passagem que tenha um
significado maior para você. Faça actos de
humildade, de agradecimento e,
principalmente, de arrependimento e de
amor. Diga: “Senhor, fazei de mim o que
quiseres, ajudai-me a conhecer o que quereis de
mim; quero fazer o que vos agrada”. Ore muito,
pedindo a Deus a perseverança, o amor, a
luz, a força para fazer sempre a vontade

divina, a graça de orar sempre.
Antes de terminar a oração, faça um
propósito particular, de evitar alguma falha
mais frequente. Termine cm um Pai-Nosso e
uma Ave-Maria. Nunca deixe de recomendar
a Deus as almas do Purgatório e os
pecadores.



I. De manhã, ao se levantar, fazer os
actos indicados na página
seguinte. Todos os dias fazer meia
hora de oração mental e pelo
menos um quarto de hora de
leitura espiritual. Participar na
Missa. Fazer a visita ao Santíssimo
Sacramento e à Mãe de Deus.
Rezar o Rosário. À noite, fazer o
exame de consciência, acto de
arrependimento, os actos cristãos e
rezar a Ladainha a Nossa Senhora.
II. Confessar-se e comungar pelo
menos semanalmente e até mais
vezes, se o Director espiritual o
permitir.
III. Escolher um bom confessor,
instruído e piedoso; seguir as suas
orientações tanto no tocante aos
actos de devoção, como nas
questões importantes; não
abandoná-lo sem motivo grave.
IV. Evitar a ociosidade, as más
companhias, as conversas
inconvenientes e, principalmente,
as ocasiões de pecado,
especialmente quando há perigo
para a castidade.
V. Nas tentações, principalmente nas
impuras, fazer logo o Sinal da
Cruz e invocar os nomes de Jesus e
Maria, enquanto durar a tentação.
VI. Se cometer algum pecado,
arrepender-se logo e resolver
emendar-se. Se o pecado for grave,
confessar-se o quanto antes.
VII. Sempre que possível ouvir as
pregações; pertencer a alguma
irmandade ou grupo, ali

procurando apenas a salvação
eterna.
VIII. Para honrar a Maria Santíssima,
jejuar nos sábados e na vigília de
suas festas, fazendo ao mesmo
tempo alguma outra mortificação
corporal conforme o conselho do
Director espiritual. Fazer a novena
para as festas de Maria, do Natal,
de Pentecostes e do próprio
padroeiro.
Nas situações desagradáveis,
doenças, perdas, perseguições,
conformar-se com a vontade de
Deus e ficar em paz dizendo,
“Assim Deus quer, assim seja!”.
Todos os anos fazer os
Exercícios Espirituais em alguma
casa religiosa ao algum lugar
retirado. Ou, pelo menos, fazê-lo
em casa mesmo, dedicando-se o
mais possível à oração, às leituras
espirituais e ao silêncio. Do mesmo
modo fazer um dia de Retiro cada
mês, evitando as conversas e
recebendo a Eucaristia.



Actos cristãos para cada dia
De manhã, ao levantar-se, tendo feito o Sinal
da Cruz, faça os seguintes actos de adoração,
de amor, de agradecimento, de propósito e
de súplica:
I. Meu Deus, eu vos adoro e vos amo
com todo o meu ser.
II. Agradeço todos os vossos benefícios,
especialmente o de me terdes



conservado nesta noite.
III. Eu vos ofereço as minhas acções, os
meus sofrimentos deste dia, em união
com as acções e os sofrimentos de Jesus
e de Maria, com a intenção de ganhar
todas as indulgências que puder.
IV. Proponho-me fugir de todos os
pecados, especialmente de ... (é bom
fazer um propósito particular
quanto ao defeito em que mais se
cai). Nos contratempos quero
conformar-me sempre à vossa vontade.
Meu Jesus, guardai-me; Maria
protegei-me sob o vosso manto. Pai
Eterno, ajudai-me por amor de Jesus e
de Maria. Meu Anjo da Guarda, meus
Santos Padroeiros, acompanhai-me.
Reze depois o Pai-Nosso, a Ave-
Maria, o Credo, e três Ave-Marias
em honra da pureza de Nossa
Senhora.
Ao começar um trabalho,
estudo, ou qualquer outra
ocupação, diga: “Senhor, eu vos
ofereço este meu esforço”. Às
refeições: “Meu Deus, seja tudo para
vossa glória. Abençoai-me para que
não caia em nenhuma falta”. Depois
das refeições: “Agradeço, Senhor, o
benefício que fizestes a quem vos
ofendeu”. Ao soar das horas: “Jesus,
eu vos amo. Não permitais que me
separe de vós”. Nos contratempos:
“Senhor, assim quisestes, assim
também eu quero”. Nas tentações
repita frequentemente os nomes de
Jesus e de Maria. Tendo cometido
alguma falta: “Senhor, eu me
arrependo porque ofendi a vós,bondade infinita. Não quero fazê-lo
novamente”. Se houve pecado
grave, confessar-se logo.
www.santidade.net
Regras de Vida Cristã








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo