Os Sagrados Corações: Culto ao amor divino


Por Frei Paulo Maria, OFMConv.

No dia 07 deste mês de Junho, a Santa Mãe Igreja nos convida a manifestar um culto de adoração ao Sagrado Coração de nosso amado Deus e Senhor Jesus Cristo e, no dia seguinte, a ofertar o nosso amor e devoção ao Imaculado Coração da Virgem Maria. Culto belíssimo da tradição da Igreja, que desde os primeiros séculos já nutria grande devoção para com o Coração de Jesus, pois como já afirmava o Papa Santo Alexandre I, "A Igreja nasceu da Chaga do Lado de Cristo" e segundo Santo Irineu de Lião: "A Igreja é a fonte de água viva que, para nós, emana do Coração de Cristo."

O culto ao Coração de Jesus se estendeu por toda a história da Igreja. O motivo dominante desta memória é o amor de Jesus pelos homens e pelo Pai. É, portanto, o culto ao Amor Divino. O coração, frequentemente citado como órgão da vida afetiva, representa o amor. Muitos atribuem a ele a condução da vida e a tomada de decisões; por isso, nos ensina Jesus no Santo Evangelho: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração." (Mt 11,25).

Nosso Senhor, manifestando-se a Santa Margarida Maria Alacoque, disse: "Roga-me pelo amabilíssimo Coração do meu divino Filho Jesus; por este coração ouvir-te-ei, e quanto me pedires alcançarás." Tal foi  a doce promessa de Jesus a todos nós. Tudo nos seria concedido por meio do seu dulcíssimo Coração. Como não nos remetermos às palavras da Santíssima Virgem em Fátima, ao dizer que era desejo do próprio Deus estabelecer no mundo a devoção ao seu Imaculado Coração, como preparação para o advento de seu Filho e Nosso Senhor: "Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!" O que é o Imaculado Coração de Maria senão o do seu Divino Filho? O Coração da Virgem Maria e de seu Filho são um só, batem em consonância, trazem os mesmos sentimentos e vontade: a salvação das almas.

Cônscio da união entre os Corações de Jesus e Maria, o Papa Pio XII nos convida a unir estas devoções: "A fim de que a devoção ao Coração augustíssimo de Jesus produza frutos mais copiosos na família cristã, e mesmo em toda a humanidade, procurem os fiéis unir a ela estritamente a devoção ao Coração Imaculado da Mãe de Deus."

Neste sublime tempo, rezo pela intercessão de Santa Margarida Maria Alacoque: "Divino Coração de Jesus, adoro-Vos e amo-Vos tal como viveis no Coração de Maria, e Vos peço que vivais e reineis em todos os corações." T

Fonte: Revista Cavaleiro da Imaculada, Junho de 2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo