Como o exercício físico pode ajudá-lo a crescer espiritualmente


Ex-aviador, fanático por CrossFit e padre compartilha suas dicas para sermos saudáveis ​​em corpo e espírito

A importância do exercício e da forma física é algo que é mais provável ouvir no escritório do médico do que na igreja, mas o Pe. Stephen Gadberry diz que o bem-estar físico e espiritual estão entrelaçados.
Pe. Gadberry,  da paróquia de St. Mary em Batesville, Arkansas, e na Igreja Católica de St. Cecilia em Newport, Arkansas, diz ter sido abençoado com “uma dose dupla do Espírito Santo”. Criado em uma fazenda no Arkansas, ele aprendeu o valor do trabalho físico e sempre praticou esportes. Ele serviu na Força Aérea dos EUA antes de entrar no seminário e faz CrossFit desde 2007. Ele  recentemente compartilhou conosco o seu conselho e experiência sobre como podemos fazer um exercício espiritual:
Como o nosso bem-estar físico e espiritual está relacionado?
Pe. Gadberry: Nosso bem-estar físico e espiritual está intimamente conectado. Atenção, dedicação e paciência são necessários para o desenvolvimento completo de ambos. As virtudes adquiridas em uma área da vida afetam a forma como eu vivo em outras áreas da vida. Por exemplo, ter uma vida de oração disciplinada e estruturada torna mais fácil seguir um programa de exercícios disciplinado e estruturado. Do outro lado da moeda, o que aprendi sobre paciência, trabalho árduo e foco através do exercício físico me ajuda a manter o foco nas tarefas diárias que são mais espirituais, emocionais e psicológicas.  
Isso também é verdade para nossos vícios. Se não consigo praticar moderação com alimentos, bebidas, internet ou outras ações diárias, provavelmente não conseguirei me concentrar na oração ou perseverar em momentos de desolação espiritual e emocional.
Desde a ordenação ao sacerdócio, fiquei mais consciente desse relacionamento físico-espiritual. O sacerdócio não é uma vocação que exige porte físico; ao invés disso, requer muita energia espiritual, psicológica e emocional. Depois de um longo dia de ministério, sinto um grande desequilíbrio ao gastar a energia espiritual e ainda ter uma quantidade razoável de energia física. Exercitar e gastar essa energia física me coloca em equilíbrio.
Nós tentamos manter nossas igrejas bonitas, bem conservadas, e propícias à oração, porque elas são a “casa de Deus”. Se o corpo é o templo do Espírito Santo (cf. 1 Cor 6,19), nós não devíamos tentar mantê-lo bonito, bem conservado e propício à oração? Se a minha alma está fora de ordem, meu corpo sente o estresse. Se eu estou em um estado pobre no exterior, provavelmente estou em um estado pobre interiormente. Alma forte. Corpo forte.  
Você incorpora a oração em seus exercícios?
Pe. Gadberry: Raramente começo ou acabo o exercício com uma oração formal como um Pai Nosso ou Ave Maria. Isso não significa que eu não reze, no entanto. Pelo contrário. Muitos santos falaram sobre a oração como uma conversa com Deus. Durante meus exercícios, estou orando quase sem parar, conversando com o Senhor. Muitas vezes, me lembro de eventos anteriores do dia ou dos dias anteriores e falo com Ele sobre esses eventos. Considero os próximos eventos ministeriais e peço orientação sobre isso.
Eu tenho um crucifixo na minha academia (que fica na minha garagem) e muitas vezes olho para ele durante meus exercícios. Isso me ajuda a continuar me movendo e me empurra mesmo quando eu quero parar. Talvez eu não consiga assumir uma verdadeira cruz e seguir a Cristo, mas certamente posso pegar uma barra e suar ao lado dele!
Você tem algum truque para nos motivar a exercitar?
Pe. Gadberry: Gosto de jogar jogos quando faço exercícios. Na maioria das vezes, diz respeito à forma como eu conto ou como rotulo a rotina de treino. 3, 7, 10, 12 e 33 são números comuns que eu uso por causa de suas ocorrências bíblicas – 3 Pessoas da Trindade, 7 Dias de Criação, 7 Sacramentos, 10 Mandamentos, 12 Apóstolos, Cristo tinha aproximadamente 33 anos quando morreu por você e por mim.
Eu também “conto” dizendo nomes… então eu não penso em fazer algo 10 vezes; ao invés disso “vou contando” dizendo “Pai, Filho, Espírito, Maria, José” duas vezes. É divertido, me distrai e conta como uma oração.  
O exercício às vezes nos faz sofrer! Você usa isso de alguma forma espiritualmente? 
Pe. Gadberry: Absolutamente. Ajoelhar-se não é a única postura para a oração. Qualquer coisa pode ser oferecida ao Senhor como oração e oblação. Ao me exercitar, especialmente durante um árduo dia de exercício, eu vou oferecer a dor e o suor para os indivíduos e para os vários pedidos e intercessões solicitados.
Em 2012, rasguei um ligamento, quebrei um osso do meu tornozelo e machuquei meu tímpano, tudo dentro de um período de dois meses. Não ser capaz de andar ou ouvir corretamente por um momento realmente me afetou. Através desses contratempos físicos, encontrei-me no ponto mais baixo da minha vida emocional e espiritual. Os ferimentos em si eram indiferentes. Por meio deles, porém, o Senhor me ensinou muito sobre gratidão, alegria e amor. O Senhor me convidou para fazer muita pesquisa naquela época. Isso me fez crescer espiritual e emocionalmente.
Durante esse tempo, comecei a notar como os outros eram administradores do seu bem-estar físico. Aqueles que pareciam ser “bons administradores” me deram uma grande esperança, enquanto outros que pareciam ser “maus administradores” me desanimaram. A forma como eu vivo afeta os outros. Cristo carregou sua Cruz ao Calvário. Embora ele tenha caído três vezes, ele não desistiu e finalmente alcançou seu objetivo. Outros estão assistindo: o que estou fazendo?
Existem santos particulares que se exercitaram ou foram ativos que você se inspira?
Pe. Gadberry: Absolutamente! Assim como eu tenho inúmeros heróis esportivos, tenho uma série de santos e abençoados que eu invoco: São José, porque ele provavelmente levantou coisas pesadas enquanto trabalhava; Abençoado Pe. Stanley Rother, por causa de sua determinação pastoral, zelo e altruísmo. Beato Pier Giorgio Frassati e o Servo de Deus Frank Parater, por causa de seu entusiasmo juvenil e alegria. São Sebastião, porque ele é meu santo padroeiro da Confirmação, bem como o patrono dos atletas.
Algum pensamento final?
Pe. Gadberry: Não subestime a importância de viver uma vida equilibrada e saudável. Deus nos criou para termos vidas felizes, santas e saudáveis. Só podemos ser verdadeiramente felizes e alegres se somos verdadeiramente santos e saudáveis. A saúde de nossa alma é muito afetada pela saúde do nosso corpo e vice-versa. O tempo gasto no nosso bem-estar físico nunca é desperdiçado. O discipulado intencional requer atenção e dedicação. Deixar cair nossas redes não exige muito esforço físico, mas seguir a Cristo exige muito de você. Todos os nossos corpos passarão, mas nossas almas viverão. Quanto mais formos saudáveis, mais tempo viveremos. Isso nos dará mais tempo para amar e ser as mãos e os pés de Cristo, mais tempo para sermos seus discípulos aqui na Terra, para que possamos estar com Ele por toda a eternidade!

https://pt.aleteia.org/2017/12/04/como-o-exercicio-fisico-pode-ajuda-lo-a-crescer-espiritualmente/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo