CRISTO PRESENTE NA COMUNIDADE

O Evangelho deste domingo faz parte do discurso de despedida de Jesus. A sua despedida, porém, não significa ausência: ele assegura sua presença mediante a palavra e o Defensor.
Jesus disse: "Quem me ama guardará minha palavra, o meu Pai amará e viremos e faremos morada nele". Quem acolhe e observa a sua palavra experimenta a proximidade dele e de seu Pai. Eles virão estabelecer morada com  discípulo, "viverão juntos na intimidade da nova família". O Vaticano II disse que Jesus está presente na palavra proclamada na celebração. Na Bíblia, "o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, a conversar com eles".
A vivência da palvra se expressa na vivência do amor. Deus se torna presente nan comunidade e em cada um de nós mediante o amor. Amar a Jesus é aproximar-se dele para identificar-se com ele e com oseu projeto de vida. O gesto concreto do amor a Jesus expressa-se no amor ao próximo. Cada pessoa que ama torna-se morada de Jesus e do PAi e manifesta a presença de Deus.
A função do Defensor, do Espírito Santo, é ilumonar, animar e dirigir a Igreja de Jesus ao longo dos séculos. Por meio dele, Jesus continua a agir entre nós e nos faz entender e testemunhar o seu projeto. O Espírito é quem nos ensina e nos faz recordar o compromisso com Jesus e com os irmãos. Ele nos dá força e coragem para continuar a missão na consturção do Reino de Deus.
O Reino de Jesus é um reino de paz e harmonia entre os seres humanos. Todos os que são moradas de Deus e amam a Jesus tornam-se construtores da paz, bem messiânico por excelência. A presença do Espírito nos leva a viver e buscar a paz do ressuscitado. Paz que não é apenas ausênca de guerra e de violência, mas é sobretudo o que a palvra hebraica shalon significa: bem-estar, desfrutando o necessário para viver com diginidade, na harmonia consigo, com os outros e com Deus.

Comentário do Pe. Nilo Luza sobre o Evangelho deste domingo 05/05/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo