"O DESAFIO DE CRISTO"

Avançar, aventurar-se em "águas mais profundas": eis o provocante desafio de Cristo a Pedro. Não só a Pedro, mas também a todos os apóstolos e a todos os cristãos de ontem e de hoje. É justamente lá nas águas mais profundas, que nadam os peixes graúdos e a pescaria está garantida.
Acredito que tal desafio jamais caiu tão oportunamente para nós como neste tempo. Pois chegou a hora de levarmos a palavra de Deus também aos lugares mais complicados, como parlamentos, universidades e os templos do rei dinheiro.
Em outras palavras, chegou a hora de evangelizar a política e os políticos, evangelizar a cultura e os intelectuais, evangelizar a mídia e os comunicadores, evangelizar a riqueza e os ricos.
Sabemos que isso, de um lado, pode ser visto como ganho ingênuo. De outro, pode ser interpretado como gesto temerário. Gesto de alguém que quer cutucar o leão  com vara curta.
Mas é que, querendo ou não, temos de admitir que já não basta evangelizar apenas o que já esta evangelizado, semear só lá onde a semente já foi jogada, proclamar a palavra de Deus tão somente lá onde ela já é conhecida de cor.
Temos de nos aventurar nas águas mais profundas "nunca dantes navegadas", onde têm origem os pilares da sociedade: cultura, política, mídia e riqueza. Fazer que elas percam sua conotação de dominadoras e opressoras dos cidadãos e adquiram o sabor evangélico do serviço, da partilha fraterna e da promoção humana.
Que o desafio a nós lançado por Cristo seja difícil, ninguém pode negar. Bem que ele mesmo poderia abrir uma brecha naquelas portas sempre fechadas, se não fosse o fato de que Jesus não costuma arrombar portas: prefere que lhe abram do lado de dentro. Quer dizer que cabe a nós criar coragem e desafiar as águas profundas onde a riqueza mora. E fazer que ela adquira um semblante mais humano e cristão.

Comentário do Pe. Virgílio, ssp sobre o Evangelho deste Domingo, 10/02/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo